Os alimentos que você pode comer

Autor: 
Allison Klein

A Pirâmide Alimentar do USDA (United States Department of Agriculture) recomenda uma dieta rica em consumo de carboidrato. Como pode ser visto na imagem abaixo, na base da pirâmide, recomenda-se de seis a onze porções de carboidratos diariamente.


Pirâmide alimentar do USDA - Imagem cedida por Food and Nutrition Information Center
Pirâmide alimentar do guia do USDA

A pirâmide alimentar Atkins é muito diferente dessa. Na verdade, uma das razões pelas quais a dieta Atkins tornou-se popular nos anos 70 e voltou a ser popular atualmente, é porque ela permite que as pessoas que fazem regime alimentar comam mais alimentos que a maioria das dietas restringe ou nunca permite, tais como carne e produtos altamente gordurosos como queijo e manteiga. De acordo com o Site Atkins (em inglês), o regime alimentar Atkins ajuda as pessoas a sentirem menos fome e a ficarem menos deprimidas.


Imagem cedida por Atkins®
Pirâmide de orientações alimentares da dieta de Atkins

Ao contrário da pirâmide alimentar tradicional, a pirâmide Atkins coloca ênfase nas fontes de proteína, ao contrário de todas as comidas baseadas em grãos. Além disso, o plano alimentar Atkins não estabelece limites na quantidade de alimentos que você come. Ele apenas estabelece limites no tipo de comida que você come. Por exemplo, você não pode comer arroz branco ou comidas feitas com farinha branca, tais como bolo ou massa, mas você pode comer uma grande quantidade de peixe, aves, carne vermelha, ovos e queijo. Estas comidas são feitas principalmente de proteína e gordura e não de carboidratos. Além disso, a dieta Atkins é diferente da maioria das dietas porque você não precisa contar as calorias. Na verdade, muitas pessoas que fazem a dieta Atkins consomem mais calorias do que elas consumiam antes da dieta (1 grama de gordura contém 9 calorias, enquanto 1 grama de qualquer carboidrato contém 4 calorias).

Algumas palavras sobre calorias...
Caloria é uma medida de energia. Costumamos associar calorias com comida, mas qualquer tipo de energia pode ser medido em calorias. A definição oficial de caloria é a quantidade de energia necessária para aumentar a temperatura de 1 grama de água em 1º C . Uma quilocaloria equivale a 1 mil calorias. Só para confundir, a "caloria" que vemos nas embalagens de alimentos é na verdade um "quilocaloria", no sentido científico.

Faz sentido que alimentos contenham energia, porque a maioria dos alimentos queima. Por exemplo, se você já assou marshmallows, provavelmente sabe que eles queimam. O que está queimando neste caso é o açúcar do marsmallow. Gordura queima também. Você sabe disso se já viu um óleo queimando. O corpo "queima" gorduras, carboidratos e proteínas, não com fogo, mas com reações químicas mais controladas que liberam a energia de diferentes formas.

Gorduras, proteínas e carboidratos têm medidas calóricas características. Um grama de qualquer carboidrato contém 4 calorias (quilocalorias). Um grama de proteína também contém 4 calorias (quilocalorias). Conhecendo esses valores, é possível calcular o número de calorias em qualquer alimento desde que você saiba quantos gramas de gordura, proteína e carboidratos ele contém.

Como a dieta Atkins acontece em quatro fases, o que comemos será ligeiramente diferente em cada fase. À medida que você passa pelas fases, você pode comer mais e mais carboidratos, mas eles consistem geralmente em carboidratos ricos em fibras, como folhas verdes e alguns vegetais. Arroz branco, pão branco, batatas e massas feitas com farinha "branca" ou processadas permanecem no grupo de alimentos proibidos para a dieta alimentar Atkins. Neste ponto, você deve estar se perguntando "como alguém pode perder peso em uma dieta como esta?"

Vamos examinar como a dieta Dr. Atkins pode resultar em perda de peso.