Principais fatores de risco independentes e doença coronariana

Autor: 
Neil Stone

Um fator de risco independente é uma característica, condição ou hábito que está associado com uma chance aumentada de desenvolver a doença, independente da presença de outras características ou condições. Os principais fatores de risco independentes para doença coronariana podem ser divididos em três grupos: aqueles que podem ser tratados, os que não podem ser tratados, e um outro grupo chamado de fatores de risco equivalentes.

Colesterol alto, hipertensão e fumo representam os fatores de risco que podem ser tratados. Idade, sexo e uma história familiar de doença coronariana são os fatores de risco que não podem ser tratados. Embora você não possa mudar esses fatores, você é capaz de minimizar os seus efeitos ao fazer outras mudanças. Por exemplo, se o seu risco é aumentado por causa de uma história familiar de doença coronariana, você pode minimizar o risco trabalhando com o seu médico para reduzir os seus níveis de colesterol a um nível desejável. O Dr. Eliot Joslin, um famoso especialista em diabetes, disse uma vez: "a genética carrega a arma, mas o ambiente puxa o gatilho".

Os principais fatores independentes de risco para doença coronariana, além do LDL colesterol, estão destacados na tabela abaixo:

Fator de risco principal Critério Comentários
Idade/gênero

Homens com 45 anos ou mais
ou mulheres com 55 anos ou mais.

Quanto mais velho, você está mais
propenso a ter um
infarto ou acidente vascular cerebral.
Fumo

Fumantes
usuais de cigarros.
É importante abandonar
completamente; mesmo uma baforada
pode causar um infarto.
Hipertensão

140/90 mm Hg ou mais alta
ou se você estiver sob
medicamento para pressão.
A pressão sangüínea deve ser
medida após você estar
sentado por cinco minutos.
Baixo colesterol HDL

Menos que 40 mg/dL.

Quanto maior for o valor do colesterol HDL,
mais baixo é o
risco de doença coronariana.
História familiar de
doença coronariana prematura
em um
parente de primeiro grau.
Doença cardíaca nos parentes
masculinos antes dos 55 anos e nos parentes
femininos antes dos 65 anos.
Parentes de primeiro grau
incluem pais, irmãos,
ou filhos.

Os riscos equivalentes, como diabetes, são explicados na próxima página.

Para mais informação sobre doença coronariana, veja:

Esses dados são apenas para propósitos informativos. Não pretendem fornecer aconselhamento médico. Os editores, o autor e a editora do Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., não assumem responsabilidade por quaisquer conseqüências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação na dieta, ação ou aplicação de medicamento que resultem da leitura ou observância das informações aqui contidas. A publicação dessa informação não constitui a prática da medicina, e não substituiu o conselho do seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional de saúde.