Diabetes e crianças

Autor: 
Timothy Gower

O número de crianças que estão desenvolvendo diabetes está crescendo. Antes existia a "diabetes juvenil" e a "diabetes do adulto". Os médicos agora usam os termos "diabetes do tipo 1" e "diabetes do tipo 2". Isto por que legiões de crianças neste país entraram no consultório médico nos últimos anos com diabetes do tipo 2 (tipicamente vista em adultos) e os adultos podem desenvolver a diabetes do tipo 1 (tipicamente diagnosticada em pessoas com menos de 18 anos).

Crianças com diabetes não devem ser tratadas como adultos em miniatura. Porque seus corpos ainda estão em desenvolvimento e elas necessitam de um plano de tratamento próprio. Suas necessidades são diferentes dos adultos e a estratégia exclusiva deve ser desenvolvida para resolver os problemas, de como lidar com a diabetes enquanto ela está na escola ou as faltas que podem ocorrer como conseqüência resultado da diabetes.

Se seu filho foi diagnosticado com diabetes, sua maior preocupação deve ser com o cuidado e atenção que você precisa ter para lidar com a doença. Você reduzirá o risco de complicações a longo prazo se mantiver (para manter) os níveis de  açúcar no sangue de seu filho sempre controlados. Entretanto, você também tem que ensinar ao seu filho valores importantes para o resto da vida, como a importância dos testes freqüentes de glicose, da administração consciente de medicamentos e da escolha de estilos de vida saudáveis que protegerão sua criança por muitos e muitos anos.

Children require different diabetes treatment than adults.
As crianças requerem tratamentos diferentes dos adultos para a diabetes

Saiba mais sobre como a diabetes afeta diferentes faixas etárias, como lidar com a diabetes de sua criança e como a diabetes pode afetar a vida da sua criança.

Tipos de diabetes infantil
As crianças não desenvolvem só a diabetes do tipo 1. O número de crianças que foram diagnosticadas com a diabetes do tipo 2 aumentou muito nas últimas décadas. Saiba mais sobre os tipos de diabetes que podem afetar as crianças.

A diabetes infantil e o açúcar no sangue
É extremamente importante gerenciar os níveis de açúcar no sangue das crianças. Apesar dos efeitos colaterais dos níveis elevados de açúcar no sangue não impactarem imediatamente na vida de uma criança, as complicações a longo prazo na sua vida podem ser graves, levando a uma vida mais curta. Saiba mais sobre a diabetes infantil e os níveis de açúcar no sangue.

Como administrar a diabetes infantil
Devido ao fato das crianças com diabetes precisarem de cuidados diferentes dos adultos, uma estratégia exclusiva deve ser desenvolvida para ajudá-los a lidar com a diabetes. Saiba mais sobre como ajudar sua criança a lidar com a diabetes.

Crianças e medicamentos para a diabetes (em inglês)
Nem todos os medicamentos aprovados para uso em adultos também são aprovados para o uso em crianças. E a maneira com que os medicamentos são utilizados é diferente também. Saiba mais sobre as crianças e os medicamentos para a diabetes.

Cuidados com a diabetes infantil por faixa etária
O gerenciamento da diabetes é uma responsabilidade enorme e a maioria das crianças não estão preparadas para lidar com essa responsabilidade sem o envolvimento dos seus pais. Aprenda como ajudar seus filhos a lidar com a diabetes e estabeleça um exemplo para sua criança seguir na fase adulta.

Diabetes infantil, dieta e exercícios
Todas as crianças devem ter uma dieta balanceada e saudável, mas dependendo do tipo de diabetes que seu filho tem, suas preocupações sobre a hora da refeição devem ser diferentes. E todas as crianças devem ter alguma atividade física regular, mas você precisa estar ciente sobre como a diabetes e os exercícios podem afetar sua criança. Aprenda mais sobre a diabetes na infância, dieta e exercícios.

Check-ups de diabetes em crianças
Para garantir o desenvolvimento adequado e ter certeza que o risco da criança em desenvolver complicações a longo prazo seja minimizado, seu filho deve seguir uma programação regular de check-ups com o médico. Aprenda mais sobre a freqüência com que seu filho deve consultar o médico e o que deve ser monitorado a cada consulta ao médico.

Criança diabética e faltas na escola (em inglês)
Podem ocorrer faltas na escola, às vezes, enquanto seu filho aprende a lidar com a diabetes. Durante episódios de hiperglicemia quando os níveis de açúcar no sangue são altos ou de hipoglicemia, quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos seu filho (podem mandar sua criança) pode ter que ficar em casa por causa da doença. Aprenda a como lidar com a diabetes na infância e seus efeitos sobre a vida escolar das crianças.

Para saber mais sobre a diabetes em geral, incluindo o diagnóstico, causas, sintomas e tratamentos, visite a página sobre Diabetes.

Sugestões para a dieta do diabético

Um dos aspectos mais importantes do tratamento e controle da diabetes é o monitoramento da comida que você ingere. Entretanto, pode haver mais coisas do que você pensa. Para aprender mais sobre a nutrição adequada e a diabetes, visite os seguintes links:
  • A página sobre Dieta para diabéticos mostrará a você quais grupos de alimentos são bons para os diabéticos e quais você deve evitar.
  • Visite a página sobre Receitas para diabéticos (em inglês) para encontrar refeições simples e deliciosas que não vão aumentar seus níveis de glicose no sangue.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores do Consumer Guide (R), da Publications International, Ltda., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de adotar qualquer curso de tratamento, o leitor deve pedir orientação ao seu médico ou a outro profissional da área médica.

­