Diabetes e medicamentos para colesterol

Autor: 
Timothy Gower

Quando os canos do lavatório entopem, você joga um pouco de produto corrosivo para desobstruí-los. É uma pena que você não possa fazer a mesma coisa com suas artérias, mas alguns medicamentos podem evitar que o colesterol e outras substâncias viscosas se acumulem. De acordo com o CDC (Centers for Disease Control and Prevention - Centros de Controle e Prevenção de Doenças), 70 a 97% das pessoas com diabetes têm níveis elevados de colesterol ou triglicerídeos, o que é um risco para a saúde.

Níveis altos de colesterol ou triglicerídeos podem ser tratados com medicamentos.
Níveis altos de colesterol ou triglicerídeos, comuns nos diabéticos,
podem ser tratados com medicamentos

Os medicamentos discutidos neste artigo podem ajudar a manter suas artérias desobstruídas, mas existem algumas outras considerações caso você tenha diabetes. Siga para a próxima seção para conhecer o primeiro grupo de medicamentos, as estatinas.

Para mais informações sobre diabetes e seu efeito no colesterol e no coração, acesse os links abaixo:

  • O artigo sobre diabetes e doença cardíaca explica a relação entre essas duas condições.
  • O artigo sobre os sintomas da diabetes abrange os vários sinais da doença, de aumento da sede e da fome à perda de peso repentina.
  • Para saber mais sobre a diabetes, incluindo diagnóstico, causas, sintomas e tratamento, veja o artigo sobre diabetes.
  • Para mais informações sobre o colesterol e seu efeito na saúde, leia Como funciona o colesterol.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., nem o autor, nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.