Características e desenvolvimento do recém-nascido

Autor: 
Michael Meyerhoff, Ed.D.
Colinho e água doce

Pesquisadores da Unifesp comprovam que colo da mãe misturado à água com açúcar é capaz de reduzir em até 50% as dores em recém-nascidos.

Leia mais em VEJA.com

No momento em que você pega seu bebezinho nos braços pela primeira vez, repentinamente vem a sua cabeça uma pergunta fundamental: o que eu sei sobre recém-nascidos?

Talvez você tenha pensado que fosse ficar emocionada, mas esperava ficar surpresa ou chocada? Seu recém-nascido pode ter algumas características físicas inesperadas, como lanugo (uma penugem fina que cobre o corpo do feto no útero), cabeça em forma de cone ou marcas de nascença avermelhadas.

A boa notícia é que todas essas "imperfeições" geralmente desaparecem nas primeiras semanas de vida. Mas é bom que você se prepare para as surpresas que ainda virão. Nesse artigo, ajudaremos você a compreender o crescimento e o desenvolvimento do bebê durante seu primeiro ano de vida.

  • Aparência de um recém-nascido

    Como é a aparência de um recém-nascido? Talvez nem todos se pareçam com aquele anjinho de rosto arredondado que você imaginou. Nessa página, descreveremos em detalhes as características físicas que seu bebê pode ter. A aparência de seu bebezinho pode lhe causar surpresa, mas os bebês nascem com uma ampla variedade de formas e tamanhos considerados normais.
  • Reflexos e respostas de um recém-nascido

    O conhecimento inato de um bebê permite que ele vire a cabeça, mame e chore quando está assustado. Existem vários outros reflexos menos conhecidos, como os de Babinski e Moro, descritos nesta seção. Você também conhecerá algumas das respostas exclusivas do recém-nascido a você e ao ambiente, além de informações úteis sobre como você deve reagir aos avisos dele. Você ficará surpresa com alguns dos comportamentos de seu bebezinho e como isso o ajuda a sobreviver nos primeiros dias.
  • Os cinco sentidos do recém-nascido

    Quando o bebê sai do útero, ele já consegue ver, ouvir, tocar e sentir gosto e cheiro. Essa seção contém uma descrição detalhada de todos os sentidos do bebê e como eles são influenciados por determinados estímulos. Você aprenderá que sentidos do bebê funcionam ao nascimento e como eles se desenvolverão nos próximos meses. Também incluiremos sugestões de estimulação visual para o recém-nascido a fim de ajudar no desenvolvimento dele.
  • Padrões de crescimento e dentição do recém-nascido

    Imagine isso: durante os primeiros três meses de vida, os bebês ganham, em média, 30 g por dia, ou cerca de 1 kg por mês. Nessa página, falaremos sobre o tamanho do recém-nascido e sobre sua taxa de crescimento no primeiro ano. Além disso, falaremos sobre a dentição dele. Você saberá quando esperar pelo primeiro dentinho e como lidar com a dor que o bebê sente quando os dentes começam a aparecer. Falaremos também sobre os tipos de alimentos que ele poderá comer nessa fase.
  • O desenvolvimento físico do recém-nascido: coordenação motora geral

    Um recém-nascido chega ao mundo sem praticamente nenhum controle dos músculos. Nessa seção, você saberá como as habilidades físicas de seu bebê se desenvolvem. Falaremos sobre coordenação motora geral (como rolar, sentar, engatinhar, ficar em pé e andar). Será descrito o progresso de cada habilidade, das primeiras tentativas até o domínio total. Antes que você perceba, seu bebê estará passeando pela casa.
  • O desenvolvimento físico do recém-nascido: coordenação motora fina

    O desenvolvimento da coordenação motora fina do bebê é lento, porém garantido, começando com a simples compreensão de que a mão está presa ao corpo. A criança passa por muitas fases, como movimentar objetos de uma mão para outra, pegar e soltar, bater e empurrar. Essa seção mostra um resumo do desenvolvimento da coordenação motora fina do bebê, desde o nascimento até os 14 meses. Você saberá quando seu filho conseguirá juntar as mãozinhas e quando será capaz de rabiscar e desenhar.

Se você deseja saber mais sobre as características e o desenvolvimento de seu recém-nascido, vá para a próxima página.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor, nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.