Cutículas saudáveis e como cuidar das unhas

Autor: 
Nathan Chandler

Unhas
©iStockphoto.com/Kirza
Manicures profissionais podem ajudar a obter unhas perfeitas, mas garanta que as cutículas não sejam danificadas no processo

Existem algumas maneiras simples de prevenir infecções e inflamações relacionadas a problemas de cutícula. A mais simples delas é simplesmente ser gentil para com as unhas e dedos.

Não roa as unhas, e não arranque as cutículas com os dedos ou dentes. Além disso, proteja seus dedos contra danos ao executar tarefas que desgastam a pele, e evite usar as unhas como ferramentas para arrancar ou cutucar objetos.

Se as suas mãos costumam ficar molhadas durante o dia, ou se você usa produtos químicos fortes, considere usar luvas de borracha, para impedir ressecamento e rachaduras da pele. Mantenha as mãos úmidas e macias. Se você tiver pele cronicamente seca, use loção para manter a flexibilidade e maciez da pele.

Cuide das unhas como parte de sua rotina regular de higiene pessoal.  Apare as unhas e as lixe; fazê-lo reduz as chances de que uma unha se prenda em algum lugar e se quebre, o que pode prejudicar o leito ungueal. E nunca, em hipótese alguma, arranque uma unha encravada do dedo. Você pode ganhar a satisfação temporária de remover um incômodo da pele, mas provavelmente danificará o tecido da cutícula. Um trecho de unha dolorido porque a porção encrava foi arrancada pode resultar em lesão ainda mais penosa ou infecção que durará dias ou semanas.

Se você recorre a uma manicure, obtenha informações sobre como cuidar das unhas e cutículas. Muitas profissionais atacam as cutículas com afinco, eliminando todo o material endurecido que encontram porque ele torna menos bonitas as unhas pintadas. Mas outras manicures advogam tratamento mais gentil para as cutículas. Elas as massageiam gentilmente e usam óleos que as mantêm flexíveis e menos propensas a quebrar e rachar, o que pode causar danos. Essas profissionais só cortam mesmo uma cutícula em caso de unhas encravadas que podem causar um rasgão mais sério na cutícula do que aquele que um corte cuidadoso causaria.

Não importa que você seja adepto das cutículas bem cortadas e ordenadas ou que pouco se incomode com elas: o fato é que cutículas são parte importante da saúde dos dedos e unhas. Caso você faça muito as unhas, em casa ou em um salão, acompanhe quaisquer dores ou inchaços, e cuide bem dos dedos; o mesmo vale para quem tem o hábito de roer unhas e cutículas.

Cuide das unhas e cutículas e seus dedos ficarão livres de dores relacionadas a infecções de cutículas.

Para mais informações sobre suas unhas, tratamentos de pele e assuntos relacionados, use os dedos para visitar a próxima página.