Como funciona o coração

Autor: 
Dr. Carl Bianco, M.D.

Todo sabemos que o coração é um órgão vital. Não podemos viver sem nosso coração. Porém, sendo muito direto, o coração é apenas uma bomba. Uma bomba importante e complexa, mas ainda assim, apenas uma bomba e, como qualquer outra bomba, pode entupir, quebrar e precisar de conserto. É por isso que é importante saber como funciona o coração. Com um pouco de conhecimento sobre o que é bom ou ruim para ele, você pode reduzir significativamente o risco de ter uma doença cardíaca.

Coração artificial

Itália anuncia implante de coração artificial permanente em adolescente. O sangue do jovem será bombeado por uma bomba hidráulica ativada eletricamente.

Leia mais em VEJA.com

As doenças cardíacas são a causa principal de mortes nos EUA e no Brasil 300 mil brasileiros morrem do coração todos os anos. Isso significa uma morte a cada 44 segundos. A boa notícia é que essa taxa está caindo. Infelizmente, as doenças cardíacas causam morte súbita e muitas pessoas morrem antes de chegar ao hospital.

O coração também tem um lugar especial em nossa psique coletiva. Ele é sinônimo de amor, mas tem outras associações também. Veja aqui alguns exemplos:

  • ter coração - ser piedoso
  • mudar o coração - mudar de idéia
  • saber algo de cor (de coração) - memorizar algo
  • coração partido - perder um amor
  • sentir do fundo do coração - sentir profundamente
  • ter um bom coração - ser bom
  • sem coração - maldoso
  • coração pesado - tristeza
  • ouvir seu coração - seguir sua intuição

Certamente nenhum outro órgão do corpo traz à tona tanto sentimento.

Neste artigo, estudaremos este órgão importante para que possamos entender o que faz seu coração bater.

O coração é músculo oco em forma de cone, localizado entre os pulmões e atrás do esterno (osso do peito). Dois terços do coração fica ao lado esquerdo da linha mediana do corpo e 1/3 à direita (veja a figura 1).

Anatomia do coração
Figura 1
(Atenção - Ilustrações médicas supondo que o paciente está
de frente para você, de maneira que direita e esquerda correspondem à direita e esquerda
do paciente. É por isso que esquerda e direita aqui parecem invertidos).

O ápice (ponta final) aponta para baixo e para a esquerda. Ele tem 12 cm de comprimento, 8-9 cm de largura e 6 cm da frente para trás e é mais ou menos do tamanho do seu punho. O peso médio do coração de uma mulher é 250 g e de um homem 300 g. O coração representa menos de 0,5% do peso total do corpo.

Ele tem três camadas: a camada lisa, dentro do coração, é chamada endocárdio, a camada média do músculo cardíaco é chamada miocárdio, ele é rodeado por uma película chamada pericárdio.

 

 

 

 O som do coração

Quando alguém escuta seu coração com um estetoscópio, os som é freqüentemente descrito como tum-tuum tum-tuum. O som da primeira batida do coração (tum) é provocado pela aceleração e desaceleração do sangue e por uma vibração do coração no momento em que as válvulas tricúspede e mitral se fecham. A segunda batida do coração (tuum) é causada pela mesma aceleração e desaceleração do sangue e vibrações no momento que que as vávulas pulmonar e aórtica se fecham.

Teste seus conhecimentos sobre:

Coração