Como preparar receitas aromaterapêuticas para a casa

Autor: 
Kathi Keville

Abaixo estão algumas receitas aromaterapêuticas que deixarão sua casa muito cheirosa.

Difusores

A melhor maneira, embora mais cara, de aromatizar uma sala é usando um difusor de aromas. Difusores são pequenos aparelhos elétricos que bombeiam a fragrância não aquecida nos ambientes. O cheiro não aquecido é mais puro do que o aquecido. Há uma grande variedade de difusores no mercado que custam, aproximadamente, entre R$ 100 e R$ 200 dependendo da capacidade e do estilo. Você receberá as instruções de uso juntamente com o difusor.

Em geral, você deve colocar algumas gotas do óleo essencial em um recipiente de vidro e ligar um pequeno compressor conectado a um tubo. A unidade de vidro espalha uma fina névoa de microparticulas misturadas à corrente de ar produzida pela bomba. Se você aumentar a superfície das moléculas, ficará mais fácil desinfetar e energizar o ambiente. Uma outra vantagem do difusor é que o vapor do óleo essencial pode ser levado diretamente ao nariz ou à garganta. Você também pode usar isso em um quarto durante 10 a 15 minutos para eliminar as bactérias existentes no ar que podem transmitir infecções.

Não use óleos espessos como o vetiver, o sândalo, a baunilha, a mirra, ou o benzoim no difusor, pois eles não evaporam facilmente. Entretanto, esses óleos podem ser diluídos com óleos mais fluidos como o citrino, o eucalipto e o alecrim ou misturados com álcool. Não deixe resíduos de óleo essencial no difusor se não for usá-lo, pois o óleo pode oxidar e engrossar.

Alguns óleos cítricos contêm um pouco de sedimento que pode obstruir seu difusor. Para limpá-lo ou desentupi-lo, encha a unidade de vidro com álcool e, dependendo do modelo, desobstrua a abertura com uma pinça ou com um palito. Depois, enxágüe a unidade e deixe-a secar.

Anéis para lâmpadas

Anéis de metal ou de cerâmica projetados para serem colocados diretamente sobre lâmpadas são vendidos em muitas lojas. Coloque de 2 a 3 gotas no anel enquanto ele estiver frio e não toque nele de novo até que esfrie, depois de desligar a lâmpada. Você também pode colocar algumas gotas de óleo essencial diretamente na lâmpada, ainda que, nesse caso, o óleo não dure tanto.

Pot-pourri

Poucas coisas conseguem enfeitar tão bem um ambiente quanto um belo recipiente de flores secas, ervas, madeiras e especiarias. Ele refresca o ambiente com seu aroma delicado e até sazonal. A fragrância da maioria dos pot-pourris modernos vem dos óleos essenciais adicionados às ervas secas. A receita básica é 1/2 colher (de chá) de óleo essencial para 2 xícaras de ervas secas.

Alguns óleos essenciais ficam melhores com o tempo, e, portanto, podem ser usados como fixadores. Eles preservarão a fragrância, fazendo com que ela dure mais tempo. O pot-pourri fica mais cheiroso se você colocar óleos como patchuli, sândalo, benzoína, alecrim, bálsamo do peru, bálsamo de tolu, vetiver e raízes de lírio, usados na forma de ervas em pedaços ou sob a forma de um óleo essencial.

O fixador mais popular do pot-pourri é a raiz de lírio. Ela tem uma fragrância leve e volátil que se mistura bem com qualquer aroma, sem se sobrepor. Embora algumas pessoas sejam alérgicas ao lírio, ele continua sendo o favorito absoluto. Seu óleo essencial é tão raro que ele normalmente é usado em pedaços.

  • 1 xícara de várias ervas secas
  • 1 colher grande de raiz de lírio em pedaços
  • 1/4 de uma colher (de chá) de óleo essencial

Use qualquer combinação de flores, folhas, cascas ou lascas de madeira como plantas secas. Adicione as raízes de lírio aos óleos essenciais e misture. Mantenha a mistura em um recipiente fechado por diversos dias para que o aroma possa ser absorvido pelas plantas. Esse pot-pourri permanecerá perfumado por muitos meses. Quando começar a perder o cheiro, pingue mais algumas gotas de óleo essencial.

Panelas de pressão para fazer pot-pourris

As panelas de pressão para preparar pot-pourris têm um recipiente para a água e um para o pot-pourri suspensos e aquecidos por vela ou eletricidade. Quando a água esquenta, libera as moléculas do óleo essencial no ar. Lembre-se de que apenas um pouco de pot-pourri é usado, por isso, é preciso usar duas ou três vezes menos quantidade de óleo essencial.

Embora você encontre mixes de pot-pourri para todos os ambientes e estações, você nem sequer precisa do pot-pourri. Você pode simplesmente pôr algumas gotas do óleo essencial em uma bacia de água. Quando a água esquenta, libera as moléculas do óleo essencial no ar.

Spray de ambientes

Mude rapidamente a energia de um ambiente, limpe o ar, ou livre-se de odores desagradáveis usando um spray aromatizante de ambientes. A fórmula abaixo é um desinfetante geral de ambientes. Você pode também usar óleos para preparar um spray que perfumará o ambiente e mexerá com as emoções. Uma mãe, por exemplo, pode jogar um spray no quarto de seus filhos toda noite com uma mistura calmante de camomila e ylang ylang que os ajudará a relaxar.

  • 4 gotas de eucalipto (ou arbusto do chá)
  • 3 gotas de lavanda
  • 2 gotas de bergamota
  • 2 gotas de capim cidreira
  • 1 gota de menta
  • 1/4 de copo de água

Adiciones os óleos essenciais à água. Guarde em um frasco com spray (vendido na maioria das drogarias e lojas de cosméticos). Agite bem antes de usar para misturar os óleos essenciais na água. Caso contrário, eles ficam flutuando na superfície.

Sachês

Sachês mantêm as roupas frescas e livres de traças e de outros insetos.

  • 20 gotas de cedro
  • 8 gotas de lavanda
  • 8 gotas de patchuli
  • 1 dúzia de bolas de algodão

Misture os óleos essenciais e pingue 3 gotas em cada bola de algodão. Guarde em um recipiente fechado por alguns dias. Coloque na roupa, em vez de usar naftalina (cerca de seis para uma caixa ou mala de tamanho médio). Para incrementar as bolas de algodão, costure um pequeno quadrado de tecido em volta.

Velas aromatizadas

Impregnadas de óleos essenciais, as velas liberam aromas enquanto queimam, criando o ambiente que você quiser. Você pode fazer uma vela aromatizada a partir de uma vela sem cheiro pingando algumas gotas de óleo essencial em seu pavio. Espere 24 horas, até que o pavio absorva o óleo, antes de usar a vela. Você pode fazer suas próprias velas colocando o óleo na cera derretida ou saturando o pavio imediatamente antes de derramar a vela. O método do pavio usa menos óleo, mas muitos gostam do cheiro da vela.

  • 1 vela votiva
  • 20 gotas de citronela

Usando um conta-gotas de vidro, pingue o óleo no pavio da vela. Espere 24 horas antes de usar. Essa vela, em particular, é muito boa para repelir insetos.

Aspirador de pó

Pingue de 2 a 4 gotas de óleo essencial diretamente no saco do aspirador. Além de desinfetar a sujeira, o óleo vai melhorar seu dia. Tente usar um eucalipto cítrico - que é altamente anti-séptico e dá uma sensação de limpeza.

Máquinas de lavar e de secar

Pingue 1 ou 2 gotas em um pano e jogue-o na máquina de secar, ou pingue algumas gotas de citrino ou lavanda diretamente na água para aromatizar e desinfetar as roupas. Como muitos sabões são muito aromatizados, tome cuidado para não exagerar.

Na próxima seção, veremos algumas precauções que você de tomar ao usar a aromaterapia.