Remédios caseiros para os problemas com as unhas das mãos

Aqui está o que os especialistas recomendam que você faça para manter suas unhas tão saudáveis e atraente quanto possível:

Evite os culpados - se você realiza muitas tarefas domésticas, evite a exposição a detergentes e limpadores; se você é trabalhador de limpeza, evite os líquidos de limpeza fortes; se for barman, evite frutas cítricas e assim por diante. Caso você não consiga ficar longe dessas substâncias, use luvas sempre que possível. Do contrário, você se arrisca a ficar com unhas quebradiças, separadas ou infeccionadas que poderiam levar à deformidade ou à perda da unha.


Evite tirar a cutícula para não desproteger as unhas contra fungos
© Terry J Alcorn / iStockphoto
Evite tirar a cutícula para não desproteger as unhas contra fungos

Use luvas de vinil para realizar trabalhos que envolvam água - luvas de vinil. Nem látex, nem borracha! As duas últimas substâncias fazem a mão suar. Pode até ser que você queira usar um par de luvas de algodão sob as luvas de vinil para absorver o suor.

Use luvas de algodão para realizar os trabalhos que não envolvam água - assim, você vai ajudar a proteger suas unhas de danos ou ferimentos possíveis.

Mantenha suas unhas curtas - quanto mais curtas as unhas, menor o risco de danificá-las.

Maneiras de proteger as unhas do pé também
As unhas dos pés têm uma probabilidade maior de cair devido a infecções fúngicas. Isso ocorre porque o fungo que causa o pé de atleta pode invadir uma unha após ela ter sido danificada.

Fungicidas de uso tópico contendo clotrimazol ou miconazol irão ajudar a derrotar o pé de atleta, aplique-os ao primeiro sinal de pé de atleta, torcemos para que seja antes que o fungo possa invadir a unha.

Se a unha infeccionar, pode ser necessário um medicamento para curar essa infecção.

Cuidado com traumas na unha - não use a unha como chave de fenda, lixa ou outra ferramenta. Tenha cuidado para não bater nela com um martelo ou fechar gavetas em cima dela. Acho que deu pra ter uma idéia. Ações desse tipo podem machucar suas unhas, abrir as portas para as infecções, parar o crescimento da unha ou causar ferimentos. Consulte o seu médico o mais rápido possível se uma unha ficar preta e azulada; caso seu médico não esteja disponível, vá até um pronto-socorro. Uma pressão leve sobre o vaso sangüíneo ferido da unha deve aliviar a dor.

Hidrate suas unhas - já que suas unhas não contêm gordura, elas não mantêm sua hidratação natural. Então, tente molhá-las em água morna e depois aplicar um hidratante, para ajudar a reter a água. Também pode ser possível experimentar produtos que contenham fosfolipídeos, uréia ou ácido láctico - todos são hidratantes. Lembre-se de reaplicar hidratante após molhar ou lavar suas mãos ou tomar banho.

Evite a umidade - soa como uma contradição, certo? Se sua unha for infectada, especialmente por um organismo fúngico, é importante evitar exposição prolongada à água e manter a área da unha o mais seca possível, já que organismos infectadores geralmente preferem ambientes quentes e úmidos.

Cuide de suas cutículas - mas não as corte com um instrumento mecânico, que rompe a proteção natural que ela possui contra as bactérias e umidade. Evite usar os alicates também, em vez disso, umidifique-as e depois seque-as com um lenço.

Não cutuque ou retire bifes - se você o fizer, estará abrindo a porta para infecções porque deixa uma abertura na pele por onde as bactérias podem entrar. Corte a parte seca do bife com uma tesoura fina e aplique pomada bactericida. Mantenha suas mãos, unhas e cutículas hidratadas, isso irá ajudar a prevenir futuros bifes.

Perceba o risco existente nos cosméticos para as unhas - unhas feitas podem ter umidade em excesso. As colas usadas para unhas postiças podem causar reações que acabam causando danos permanentes à raíz e ao leito da unha. O problema mais comum é a separação da unha e do leito, mas se notar qualquer dor ou moleza, você pode estar tendo uma reação à cola e vai precisar de cuidados médicos.

Esqueça o formol - apesar do uso do formol ser proibido, a maior parte dos esmaltes e enrijecedores ainda o contém, no caso de uma alergia você pode acabar com uma separação da unha.

Reduza a quantidade de removedor de esmaltes - o removedor contém acetona, que resseca as unhas. Não use estes solventes fortes mais do que uma vez por semana. 

Não coma gelatina na esperança de desenvolver unhas fortes - simplesmente não funciona.

O mesmo vale para o cálcio - ele ajuda a construir os ossos mas tem muito ou quase nada a ver com a rigidez de suas unhas. A menos que esteja em uma dieta drástica ou sofra de um problema de absorção de nutrientes, suas unhas não vão sofrer influência.

Na próxima seção, vamos discutir problemas de saúde que podem ser revelados pelo estado de suas unhas.

Esse artigo tem apenas fins de informação e NÃO DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO COMO CONSELHOS MÉDICOS. Os Editores do Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., o autor ou a editora não assumem responsabilidade por quaisquer conseqüências decorrentes de qualquer tratamento, procedimento, exercícios, alterações de dieta, ação ou aplicação de medicamentos utilizados após ler ou seguir as informações contidas neste artigo. A publicação destas informações não constitui a prática de medicina, e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar o aconselhamento de seu médico ou outro profissional da saúde responsável.