Como testar sua memória

Autor: 
Richard C. Mohs, PhD

Descobrir o estado de sua memória é o primeiro passo para tentar melhorá-la. Teste sua memória para descobrir se aquelas falhas que ela tem de vez em quando são normais.

Você já foi passear em um shopping e se esqueceu completamente onde estacionou o carro? Você já foi a uma loja e não conseguiu lembrar o que foi comprar lá? Você já entrou em uma sala e esqueceu por que estava lá? Já esqueceu o que ia dizer bem no meio de uma conversa?

Há diversas formas simples de testar sua memória.
O primeiro passo para melhorar sua memória é definir
sua situação atual testando sua memória

Se estas coisas acontecem quando você tem 20 anos, você provavelmente nem pensa sobre elas. Aos 40, você pode começar a ficar preocupado com o "envelhecimento" ou com a proximidade da menopausa. Talvez você pense em usar suplementos para melhorar sua memória. Aos 60, muitas pessoas podem entrar em pânico e ficar preocupadas com tais falhas: "isso poderia ser o primeiro sinal do mal de Alzheimer?"

À medida que você envelhece, mais tende a se preocupar com problemas de memória e e quanto mais você se preocupa com eles, mais irá perceber cada um deles. O interessante é que você esquece uma série de coisas da sua adolescência ou de quando tinha 20 anos, mas nunca havia prestado atenção nesses lapsos. Quanto mais você esperar ter problemas de memória, mais irá notá-los.

Mas esquecer onde o carro está estacionado ou onde você deixou seus itens pessoais é, normalmente, muito comum. É conhecido como o "esquecimento diário" normal que envolve tarefas que fazemos todos os dias, às quais não prestamos atenção.

É evidente que, enquanto a maioria de nós passa por diversas situações de esquecimento no dia a dia, algumas pessoas possuem verdadeiros problemas orgânicos com a memória que não são normais. Como você sabe a diferença entre esquecimento "normal" e um problema mais grave de memória?

Na próxima seção, faça um teste para identificar o estado da sua memória.

Para saber mais sobre os diversos aspectos da memória, confira os links a seguir.

Esta informação tem apenas propósito de esclarecimento. Não visa fornecer aconselhamento médico. Nem os Editores do Guia dos Consumidores (R), Publications International, Ltd., o autor, nem o editor assumem a responsabilidade por qualquer eventual consequência de qualquer tratamento, procedimento, exercício, mudança na dieta, ação ou aplicação de medicamentos a partir da leitura ou prática descrita nestas informações. A publicação de tal informação não representa o exercício da medicina e esta informação não substitui a recomendação de um médico ou outro profissional da saúde. Antes de decidir fazer qualquer tratamento, o leitor deve procurar orientação de um médico ou outro profissional da saúde.