Escolhendo os brinquedos certos para crianças de 1 a 3 anos

Autor: 
Michael Meyerhoff, Ed.D.

Com 1 ano de idade, as grandes habilidades motoras do seu filho estão se desenvolvendo rapidamente. O progresso na coordenação mão-olho dos bebês é notável. Eles estão interessados em objetos que se movem. Brinquedos de ligar e desligar são os favoritos, principalmente os que fazem sons enquanto se movem. As atividades que envolvam abrir e fechar, pôr e tirar e brincar de esconde-esconde irão encantá-los. Abaixo, descrevemos brinquedos apropriados para essa idade que são os mais divertidos para o seu filho.

Brinquedos para crianças que estão aprendendo a caminhar (12 a 24 meses)

  • Blocos são os brinquedos ideais, clássicos de todos os tempos, porque são os que as crianças podem usar de várias maneiras e você ainda pode adaptá-los para crianças de diferentes idades. Para a criança que está aprendendo a caminhar, os blocos devem ser bem grandes, com bordas e cantos arredondados. Comece com os feitos de pano, espuma ou plástico moldado. À medida que o seu filho fica mais velho, incremente a coleção incluindo blocos feitos de outros materiais.
  • Brinquedos de triagem ajudam a criança a aprender as cores e a desenvolver a destreza manual. Os mais populares consistem em quatro ou mais argolas coloridas de diversos tamanhos que se empilham num cone colocado numa base firme ou móvel. É melhor reservar aqueles em que as argolas se encaixam no cone em ordem decrescente para crianças mais velhas.
  • Brinquedos de reconhecimento de formas são adequados para crianças mais próximas do segundo ano de vida. Eles consistem em cubos ou outras formas geométricas, de madeira ou plástico coloridos, que a criança encaixa nos buracos que combinam dentro de uma caixa ou outro recipiente. Estes brinquedos ajudam o seu filho a desenvolver a coordenação mão-olho, as habilidades de combinar e o reconhecimento de formas. Eles promovem atividades de aprendizagem desafiadoras mas, se houver muitas peças, a criança pode ficar frustrada.
  • Brinquedos de montaria são para crianças que já conseguem caminhar sozinhas. A criança deve poder subir e descer sem dificuldade e ser capaz de manobrar o brinquedo. Procure os que são robustos, se movem com facilidade e têm assento seguro. O primeiro brinquedo de montaria do seu filho não deve ter pedais e pode ser feito de plástico moldado ou madeira, na forma de um cavalo ou outro animal, de um vagão, de um carro ou de um caminhão.
  • Brinquedos elétricos estarão entre os favoritos de seu filho quando ele puder caminhar sozinho, devido aos movimentos e sons característicos. Certifique-se de que as alavancas estejam cobertas com bolas protetoras. Seu filho pode carregar vagões ou caminhões com outros brinquedos e alguns até vêm equipados com conjuntos de blocos. Os brinquedos elétricos mais sofisticados, para crianças mais velhas, são chamados de brinquedos de ação. Os favoritos são brinquedos como ônibus escolares e aviões modelados com pequenos passageiros de madeira que se encaixam em assentos codificados por cor. Crianças mais novas devem ser supervisionadas quando brincam com brinquedos que têm acessórios pequenos ou você pode manter as peças pequenas guardadas enquanto seu filho não passar da fase de colocar tudo na boca.
  • Brinquedos de percussão são bancos com pinos ou bolas para bater pelos buracos. Alguns são largos o bastante para que o seu filho possa se sentar enquanto desenvolve a coordenação mão-olho e as habilidades motoras. Martelos de madeira são seguros para uma criança cuja habilidade de bater ainda é descoordenada, mas eles podem ser perigosos quando duas ou mais crianças estão presentes.
  • Bonecos são um bom exemplo de brinquedos que saíram da arena dos estereótipos sexuais, a partir do momento em que as necessidades de abraçar e amar, comuns tanto a meninos quanto a meninas, foram reconhecidas. Os bonecos de meninas e meninos são vestidos com roupas especiais que oferecem a possibilidade de praticar as habilidades de fechar, abotoar, pressionar e amarrar.

Brinquedos para crianças que estão aprendendo a caminhar (2 a 3 anos)

Nessa idade, as habilidades para brincadeiras imaginativas estão começando a se desenvolver e, com freqüência, você pode ouvir o seu filho falando com um brinquedo ou um companheiro imaginário. As crianças dessa idade gostam de imitar os adultos, usando ferramentas e aparelhos similares aos dos adultos. Quanto mais realista o brinquedo, mais ele é capaz de estimular as habilidades para brincadeiras criativas que eles estão desenvolvendo nessa fase.

Outros favoritos são os brinquedos grandes de montaria, com pedais, e os brinquedos e equipamentos que apelam para as ações de lançar, pular, escalar e correr, que fortalecem os músculos maiores. O seu filho é capaz de se concentrar em tarefas silenciosas e descobrir as atividades dos músculos exigidas para pintar, montar quebra-cabeças e usar conjuntos de blocos de armar, apreciados por causa da crescente melhora da coordenação mão-olho.

  • Brinquedos e bonecos falantes têm um grande apelo para crianças de 2 a 3 anos ou mais. As caixas e os livros sonoros descrevem um quadro, para o qual um ponteiro é dirigido, e bonecos falantes repetem frases curtas. Na maioria deles, é preciso dar toda a corda para ouvir a mensagem completa, mas a maior parte das crianças não se importa de não entender tudo. Quando comprar um brinquedo desse tipo, é importante ter certeza de que as frases são faladas distintamente e enunciadas de modo claro.
  • Caminhões são particularmente bons para brincadeiras ao ar livre. Os que têm partes removíveis, como caminhões de lixo, de bombeiros e betoneiras são os preferidos. Certifique-se de que as miniaturas de caminhões de metal sejam inoxidáveis e não tenham bordas pontudas. Eles devem poder ser operados facilmente, para que o seu filho não fique frustrado. Verifique os caminhões quanto à estabilidade, fácil manobrabilidade e segurança das rodas.
  • Trens podem ser de empurrar ou de montar. Alguns deles têm trilhos que um adulto deve armar. A criança deve ser capaz de encaixar os vagões nos trilhos com facilidade. Nos modelos de montar, o mecanismo deve ser fácil de operar e o trem deve se mover suavemente pelos trilhos sem ficar bloqueado.
  • Equipamentos de cozinha são uns dos favoritos tanto pelos meninos quanto pelas meninas. A durabilidade é uma característica importante e é preciso considerar seu tamanho, por questões de armazenamento. Alguns aparelhos vêm separadamente; alguns vêm juntos em modelos que incluem fogão, pia e geladeira, todos eles ricos em detalhes. Os aparelhos unitários mais caros são de plástico moldado e muito realistas, com portas que se abrem e botões que giram e clicam. Os acessórios podem ser incluídos. A ajuda de um adulto para montar é exigida pela maioria dos conjuntos e aparelhos unitários.
  • Brinquedos e ferramentas realistas ajudam as crianças a imitar os adultos. Ao escolher as ferramentas, que variam de britadeiras, serras de brinquedo até caixa de ferramentas completas, procure por segurança, durabilidade e facilidade de manuseio. Algumas ferramentas podem ser feitas para dar corda e apertar um botão de ligar; algumas fazem sons vibrantes e realistas. Verifique a estabilidade e a manobrabilidade de brinquedos como carrinhos de bebê, cestinhas de supermercado e carrinhos de mão. Os brinquedos de metal devem ser inoxidáveis e as rodas devem rolar com facilidade. Os telefones também são brinquedos realistas populares. Os telefones que falam funcionam à pilha e alguns têm visores em que aparecem caracteres enquanto falam. Os painéis de bordo, que lembram a caixa de atividades que os bebês adoram, também são populares. Eles podem incluir acessórios como volantes com buzinas, relógios, limpadores de pára-brisas, chaves de ignição, espelhos retrovisores, porta-luvas, câmbio de marchas e velocímetros.
  • Quebra-cabeças fortalecem e aumentam a coordenação mão-olho, as habilidades de combinação e o reconhecimento de formas. Tenha cuidado para unir a dificuldade de um quebra-cabeça com o desenvolvimento da criança; um quebra-cabeça com muitas peças, frustra a criança e desestimula futuras tentativas. Os primeiros quebra-cabeças precisam ser de plástico ou madeira, com poucas peças grandes e, às vezes, possuem puxadores de plástico presos em cada uma delas.
  • Cenários de brinquedo dão às crianças oportunidades para usar a imaginação. Além das tradicionais casas de bonecas, lugares como garagens, fazendas e escolinhas estão disponíveis. Os acessórios incluem figuras da família, carros, móveis, animais e equipamentos de brinquedo. Quanto mais a criança estiver familiarizada com um determinado lugar, mais atraente será o brinquedo. Os cenários de brincar devem ser de fácil montagem, ter lugar para guardar as peças individuais, ter acessórios móveis e não devem ter um número excessivo de peças.
  • Brinquedos de concentração estimulam as crianças de aproximadamente três anos a se concentrarem enquanto desenvolvem suas habilidades motoras e de manipulação. As crianças dessa idade podem entender e apreciar jogos simples e usar brinquedos realistas bem complicados. Alguns brinquedos para esse grupo de idade ajudam as crianças a entender o dinheiro, a dizer as horas ou a contar. Eles devem ser desafiadores o bastante para manter o interesse, mas não tão difíceis a ponto de serem frustrantes. Se um brinquedo parece estar além das capacidades do seu filho, deixe-o de lado por um tempo e experimente de novo quando o seu filho for um pouco mais velho. Blocos de armar, quadros com peças adesivas de plástico ou de feltro, câmeras, brinquedos domésticos realistas, quebra-cabeças, cenários de brincadeira e jogos simples que a criança pode jogar sozinha são alguns dos brinquedos de concentração.
  • A arte promove a imaginação e estimula a criatividade. Pode-se usar uma variedade de materiais como: marcadores laváveis coloridos, giz, papel e pintura a dedo. Trabalhos artísticos exigem, em primeiro lugar, a sua supervisão, mas são uma parte importante e necessária do desenvolvimento da criança.

É claro que existem outras atividades que você pode fazer com o seu filho para estimulá-lo como ler, ouvir música e brincar com jogos. Na próxima página, abordamos o assunto da leitura. Incluímos dicas para escolher os livros adequados conforme a idade e informações sobre os benefícios que a leitura transmite.

Essas informações têm propósitos apenas informativos. ELAS NÃO FORNECEM ORIENTAÇÕES MÉDICAS. Tanto o editor do Consumer Guide ®, da Publications International, Ltd., quanto o autor e o divulgador não se responsabilizam por nenhuma possível conseqüência dos tratamentos, procedimentos, exercícios, modificações de dieta, ação ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática da medicina e não substitui as orientações de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde.