Dicas para lidar com verrugas

Enquanto parece não existir uma cura definitiva para as verrugas, existem alguns procedimentos que você pode tentar para livrar-se delas.

Tenha certeza que é uma verruga -  Antes de tentar qualquer tratamento, saiba se a sua erupção de pele é uma verruga ou outra ocorrência. Verrugas (exceto as pequenas e lisas) comumente têm uma superfície aberta e cheia de pontos vermelhos. (Algumas pessoas erroneamente chamam esses pontos de "sementes", quando na realidade eles são os vasos sangüíneos que estão alimentando a verruga).

Pintas, por outro lado, são geralmente lisas, e têm forma de bolhas que não têm cor vermelho brilhante (como uma verruga lisa pode
ser). Uma parte dura e rugosa atravessada por linhas da pele pode ser um calo.

Existe também a chance da lesão ser câncer de pele. Você pode reconhecer o câncer de pele por suas bordas e cores irregulares. Se houver dúvida, visite o seu médico. Além disso, se você tem diabetes, problemas de circulação ou baixa imunidade, não tente nenhuma terapia caseira para remoção de verrugas; visite seu médico.

Você deve manter sua verruga coberta, para não ser tentado a tocá-la.
2006 Publications International, Ltd.
Você deve manter a sua verruga
coberta, assim você não será tentado a tocá-la.
Isso pode potencialmente causar a sua disseminação.

Não toque. O vírus da verruga pode ser transmitido para outras pessoas e também reinfectar você mesmo. O vírus desenvolve uma verruga, primeiramente achando o seu caminho através de uma pequena abertura na superfície da pele: um corte ou um arranhão ou outra lesão, por exemplo. Mesmo a tarefa diária de fazer a barba pode espalhar as verrugas lisas na face de um homem. Cortar inadvertidamente uma verruga quando você corta suas cutículas pode causar uma infecção.

Reduza então a disseminação do vírus ao mínimo, evitando tocar nas suas verugas. Se você tiver contato com as lesões, lave suas mãos com sabão e água quente. As crianças também devem ser avisadas que mexer ou morder suas verrugas pode causar a dispersão.

Faça um curativo sobre ela. Os médicos descobriram que a utilização de adesivos é um tratamento efetivo e não deixa cicatrizes. Na verdade, um estudo realizado em 2002 descobriu que essa terapia eliminou verrugas em 85% das vezes, comparada com um tratamento médico padrão, usando nitrogênio líquido, que obteve sucesso em apenas 60% das verrugas. Os pesquisadores desse estudo usaram duct tape, mas curativos adesivos tradicionais como band-aid parecem funcionar também.

Tente isto: cubra a verruga completamente com quatro camadas de fita adesiva. Tenha certeza que o "curativo" está firme mas não muito apertado. Deixe a fita por seis dias e meio. Então, remova a fita por meio dia. Esse procedimento deve ser repetido por mais ou menos três ou quatro
semanas antes de verruga desaparecer. Você pode tentar o procedimento em uma verruga plantar ( na sola do pé), mas assegure-se de usar pedaços de fita longos o suficiente para segurar o adesivo adequadamente.

Tente óleo de rícino. O ácido no óleo de rícino provavelmente resolverá ao irritar a verruga. O tratamento com o óleo funciona melhor nas verrugas pequenas, naquelas lisas na face e no dorso das mãos. Aplique o óleo na verruga com um cotonete umedecido duas vezes ao dia.

Aplique vitamina "C". Vitamina C é moderadamente ácida, então ela pode irritar a verruga e fazê-la desaparecer. Aplique uma pasta feita de tabletes esmagados de vitamina C e água. Aplique a pasta somente na verruga, não na pele ao redor. Então cubra a pasta com gaze e esparadrapo.

Aqueça a verruga. Um estudo descobriu que o fato de pacientes colocarem suas verrugas plantares de molho, foi útil porque isso modifica a verruga e pode matar o vírus. Assegure-se, porém, que a água não esteja quente demais, a ponto de causar queimaduras.

Tome cuidado com os tratamentos sem prescrição médica. A agência americana FDA (Food and Drug Administration - Administração de Alimentação e Medicamentos) aprovou medicações para remoção de verrugas feitos com 60% de ácido salicílico, mas a maioria dos remédios caseiros contêm 17%. Enquanto as fórmulas mais fortes devem funcionar bem para adultos (exceto para aqueles que têm a pele sensível), elas não são recomendadas para crianças. O ácido salicílico funciona porque ele é irritante. Assim, independentemente da concentração do ácido na solução que você usar, tente evitar que ele tenha contato com a pele ao redor da verruga. Se você está usando uma medicação líquida, faça um círculo com uma substância oleosa em volta da verruga, antes de aplicar o medicamento. Se você está aplicando uma bandagem com o medicamento, corte-a na forma e tamanho exatos da verruga. Aplique as medicações caseiras antes de ir dormir e deixe a área descoberta.

Pense em utilizar a força da persuasão. Alguns médicos utilizam essa técnica em crianças, porque elas ainda se impressionam facilmente. O médico diz para a criança que se ele colocar giz em sua verruga, ela desaparecerá. Existem variações desse procedimento, inclusive pintar a verruga com uma caneta colorida ou fazer um desenho na mão da criança com um risco cruzando a verruga e depois jogar o desenho no lixo.

Não fique descalço. As verrugas espalham partículas do vírus por todos os lugares, ao ficar descalço, você corre o risco de pegar uma verruga plantar (na sola dos pés). A melhor proteção: usar calçados. Lugares fechados, piscinas, chuveiros públicos ou mesmo o carpete do quarto de um hotel podem guardar uma grande quantidade de vírus, e não apenas de verruga. Você pode pegar inúmeras infecções, de escabiose (sarna) até herpes. Nunca ande descalço; use meias ou chinelos de dedos.

Mantenha-as secas. As verrugas tendem a crescer mais rapidamente em ambientes úmidos, especialmente no caso das verrugas plantares (sola dos pés). É por isso que as pessoas que caminham ou fazem exercícios em excesso, estão mais propensas a ter verrugas plantares, de acordo com a Academia/> Americana/>/> de Dermatologia. Então, troque suas meias toda vez que seus pés estiverem suados e use um talco medicinal para ajudar a mantê-los secos.

Cubra seus cortes e lesões. O vírus da verruga adora encontrar uma boa brecha para que possa penetrar em sua pele. Mantendo cortes e lesões cobertos, você ajudará a manter afastado o vírus da verruga.

Da fita adesiva ao poder da persuasão, existem vários remédios caseiros que provaram funcionar bem contra verrugas.

Publications International, Ltd.

Estas informações são somente para fins de esclarecimento. NÃO SE PRETENDE FORNECER CONSELHO MÉDICO. Os Editores do Guia do consumidor (R), Publicações Internacionais, Ltd., e tampouco o autor ou editor têm responsabilidade por quaisquer possíveis conseqüências a partir de qualquer tratamento, procedimento, exercício físico, modificação dietética, ação ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou aplicação de procedimentos aqui contidos. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e não substituem a avaliação de seu médico ou outro agente de saúde. Antes de seguir qualquer curso ou tratamento, o leitor deve procurar o conselho do seu médico ou outro agente responsável pelos cuidados com a saúde.