Como baixar o colesterol

Autor: 
Dr. Neil Stone e Adrienne Forman, M.S., R.D.
como baixar o colesterol

Dieta e mudanças no estilo de vida podem ser a forma mais eficaz de baixar o colesterol alto e reduzir o risco de doença cardíaca. A preocupação com uma dieta saudável e o estilo de vida é importantíssima tanto para as pessoas que têm um risco baixo quanto para as que têm um risco maior.
É evidente que os níveis altos de colesterol não apenas podem ser controlados (e até melhorados) com mudanças na dieta e no estilo de vida, como também podem ser evitados nas pessoas que ainda não os desenvolveram.

Quando a dieta não é suficiente ou há necessidade de um tratamento mais agressivo para baixar o colesterol, existem disponíveis medicamentos. Entretanto, o medicamento não substitui uma dieta saudável. Mesmo que você tome medicamentos para reduzir o colesterol, você também deveria aderir a uma dieta pobre em gordura saturada, gordura trans e colesterol.

Dieta saudável para baixar o colesterol
Uma dieta saudável com pouca gordura é o primeiro passo no combate ao colesterol alto

Os exercícios também são muito importantes para baixar o colesterol, seja auxiliando na perda de peso, seja ajudando a manter um peso saudável. O excesso de gordura e calorias podem causar um significativo aumento do colesterol, então é necessário balancear o consumo de calorias com um gasto de energia decorrente da atividade física.

Outros métodos para diminuir o colesterol são redução do estresse e procedimentos invasivos.

Uma pesquisa mostrou que a diminuição dos níveis
do colesterol LDL ajuda na redução do risco de doença
coronariana. A próxima seção detalha a pesquisa feita sobre essa forma "ruim" de colesterol.

Para obter mais informações sobre o colesterol, veja os links a seguir.

  • Causas de colesterol alto: dieta e genética são as principais causas de colesterol elevado. Saiba por que os números podem ser altos no seu caso.
  • Conseqüências de colesterol alto (em inglês): o colesterol leva diretamente a infartos. Descubra outros problemas de saúde que ele pode causar.
  • Dieta pobre em colesterol
    (em inglês): muitas dietas pobres em colesterol se concentram na
    redução da gordura saturada. Saiba como eliminar a gordura saturada de
    sua dieta.
  • Como funciona o colesterol: o colesterol é essencial para o corpo. Descubra porque precisamos dele e saiba que quantidade é considerada excessiva.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor, nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.