Como amenizar a bronquite

como amenizar a bronquite

Você achou que finalmente iria se livrar daquele resfriado, mas a tosse está pior do que nunca: você está com muito catarro e sente como se alguém tivesse passado a noite sapateando no seu peito. Provavelmente você desenvolveu bronquite aguda, uma infecção nos brônquios - principais tubos que levam o ar aos pulmões.

A bronquite aguda costuma ser causada por um vírus, freqüentemente o mesmo que causa resfriados, mas o vírus da gripe também pode ser um dos causadores. A bronquite aguda também pode ser causada por uma bactéria ou um fungo, mas esses casos são raros. A bronquite normalmente acontece após um resfriado ou gripe, quando a resistência está baixa e os pulmões já estão irritados. Qualquer um que esteja com a resistência baixa ou que tenha outro de tipo de irritação ou lesão dos pulmões, especialmente decorrentes da exposição à fumaça de cigarro ou outros gases tóxicos, está correndo um risco maior de desenvolver bronquite. E os vírus que causam a bronquite são transmitidos da mesma maneira que os vírus do resfriado e da gripe: partículas do vírus espalhadas pelo ar através da tosse de uma pessoa infectada, ou transmitidas através de apertos de mão.

O vírus ataca as paredes internas dos brônquios, que incham e produzem uma quantidade muito maior de muco denso amarelo ou verde (os dutos costumam produzir 28 gramas por dia de muco fino claro ou branco, que ajuda a aprisionar e remover partículas estranhas). A irritação dos pulmões e o muco disparam uma tosse gutural e persistente, marca registrada da bronquite aguda. Também podemos sentir a garganta irritada (devido à tosse), queimação ou dor logo abaixo do osso esterno, uma sensação de aperto no peito, dificuldades na respiração ou falta de ar, e/ou uma sensação de "chiado" nos pulmões e no peito. Em alguns casos podem ocorrer febre baixa, calafrios e desconforto. A irritação causada pelo vírus, por sua vez, deixa o trato respiratório vulnerável a outras complicações, como a pneumonia.

Se você sofrer de asma, alergia, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou qualquer outra doença respiratória ou problema cardíaco sério, será necessário entrar em contato com o seu médico. Se aparecerem sintomas da bronquite em crianças, idosos ou qualquer um com o sistema imunológico debilitado, o médico deverá ser procurado. No entanto, se você for saudável, vai ter que deixar a infecção completar o seu ciclo de vida. Especialmente porque os antibióticos são inúteis contra infecções virais. Felizmente, a bronquite cstuma  desaparecer sozinha dentro em até uma semana, apesar da tosse poder persistir por semanas ou meses.

Mas isso não significa que você tenha que ficar na cama esperando que seu corpo derrote o vírus. Neste artigo, descobriremos as maneiras de auxiliar o organismo a se curar de uma infecção dos brônquios e amenizar os sintomas desse mal. Vá para a próxima seção para aprender algumas dicas sobre como aliviar a congestão e a tosse características da bronquite.

Essas informações são apenas para fins ilustrativos e NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. Os Editores do Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., o autor ou a editora não assumem responsabilidade por quaisquer conseqüências de tratamento, procedimento, exercícios, alterações de dieta, ação ou aplicação de medicamentos utilizados decorrentes da leitura ou instruções contidas neste artigo. A publicação destas informações não constitui a prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, procure seu médico ou outro profissional da saúde.