Desmamando seu bebê

Assim que conseguir passar pelo desconforto inicial da amamentação, em geral ela se torna fácil e relativamente sem dor, até que, claro, chegue aquele fatídico dia quando você decide que é hora de desmamar seu bebê. O desmame pode ser muito desconfortável emocionalmente para você, também pode causar dor física. Isso porque à medida que você diminui as mamadas, leva menos tempo para que o corpo compreenda e produza menos leite em resposta, então o inchaço daqueles primeiros dias geralmente retorna.

Alguns bebês decidem desmamar sozinhos e, de um dia para o outro, simplesmente rejeitam o seio para sempre.
2006 Publications International, Ltd.
Alguns bebês decidem desmamar
sozinhos e, de um dia para o outro,
 simplesmente rejeitam o seio para sempre

Não há um consenso entre os médicos sobre o melhor modo de desmamar um bebê. Alguns recomendam parar de uma vez, enquanto outros aconselham as mães a adotar uma abordagem mais gradativa. Para a mãe, é um pouco mais confortável ir parando lentamente, mas alguns bebês decidem desmamar sozinhos e, de um dia para o outro, simplesmente rejeitam o seio para sempre.

Se você decidir desmamar o bebê gradualmente, comece a eliminar uma mamada a cada dois dias ou mais. Deixe para eliminar as mamadas da manhã e da noite por último, já que a maioria dos bebês tem um intenso desejo de mamar nesses horários. Também é importante nunca pular duas mamadas seguidas. Em outras palavras, se você costuma amamentar seu bebê duas vezes pela manhã, duas vezes à tarde e duas vezes à noite, evite pular uma mamada da manhã um dia e outra mamada da manhã dois dias depois. Ao invés disso, pule uma mamada da manhã, depois uma da tarde, depois uma da noite.

Quanto à dor do inchaço que pode acontecer, há algumas coisas que você pode fazer. Faça uma leve pressão às glândulas que podem limitar a quantidade de leite que mantêm. Tente envolver o peito com uma bandagem elástica ou toalha. Você também pode reduzir o inchaço com bolsas de gelo, que vão diminuir a circulação nos seios. E, com a aprovação do seu médico, você pode tomar um anti-inflamatório vendido sem receita, como aspirina ou ibuprofeno, para aliviar a dor do inchaço.
Finalmente, tente evitar qualquer estímulo extra em seus seios que possa causar a produção de mais leite, que é a última coisa que você quer durante o desmame.

A amamentação pode ser o laço emocional mais forte que existe entre mãe e filho. Com um pouco de planejamento e as dicas desse artigo, essa experiência pode ser relativamente indolor e sem estresse.

Publications International, Ltd.

Estas informações são apenas para fins ilustrativos. NÃO DEVEM SER LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO COMO CONSELHOS MÉDICOS. Nem os Editores do Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., o autor ou a editora assumem responsabilidade por quaisquer conseqüências de qualquer tratamento, procedimento, exercícios, alteração de dieta, ação ou aplicação de medicamentos utilizados decorrentes da leitura ou instruções contidas nesse artigo A publicação dessas informações não constitui a prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional da área de saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar o aconselhamento de seu médico ou outro profissional da área de saúde.