Alívio de dor nas costas urgente

Os remédios a seguir são apropriados para qualquer pessoa que esteja sofrendo de dor nas costas devido à dor e tensão dos músculos ou ligamentos. Entretanto, se estiver sentindo dor, fraqueza ou dormência nas pernas, ou perda do controle da bexiga ou do intestino, procure um médico com urgência.

A melhor cura para uma dor nas costas é o repouso.
2006 Publications International, Ltd.
A melhor cura para uma
dor nas costas é o repouso

Descanse suas costas

É praticamente impossível fazer alguma coisa sem usar as costas. Mesmo as atividades que não pareçam muito estressantes para as costas geralmente exigem algum esforço delas. A atividade não precisa exigir muito, em termos de alongamento muscular, para causar um problema; pode ser que suas costas não estejam acostumadas com ela. Geralmente, os músculos das costas simplesmente extrapolam. O resultado final poderá ser um esforço ou tensão muscular. Na verdade, a maioria das dores e lesões nas costas provavelmente está relacionada a esforço ou tensão muscular.

Quando forçados, os músculos precisam parar, repousar e se recuperar. Continuar ativo pode agravar ainda mais a dor nas costas. Encontre uma posição confortável para descansar as costas. A melhor posição para uma dor ou lesão é deitar de barriga para cima ou de lado, com a curvatura da espinha alinhadas na sua posição natural. Procure deitar em uma superfície firme, como um piso atapetado ou acolchoado. Você pode relaxar as costas colocando alguns travesseiros embaixo dos joelhos. Se estiver de lado, coloque os travesseiros entre os joelhos, e não embaixo deles. Para conforto do seu pescoço, enrole uma toalha pequena e coloque-a embaixo do pescoço, de modo que ele descanse também.

Aplique gelo para diminuir o inchaço

Logo após a lesão nas costas, o sangue corre para a área afetada. Mesmo que o inchaço faça parte do processo normal de cura do corpo, o excesso de inflamação pode aumentar a dor e prolongar o tempo de recuperação. A aplicação de gelo logo após a tensão reduz a inflamação, acelera o processo de cura e pode amenizar a dor.

A menos que seja instruído por um médico, geralmente deve-se usar gelo em vez de calor nas primeiras 48 horas após a lesão nas costas. O calor do chuveiro, a compressa quente ou alguma loção tópica conhecida podem parecer melhores que o uso do gelo, mas os tratamentos à base de calor aumentam o fluxo sangüíneo, causando inflamações maiores, mais dor e geralmente uma recuperação mais lenta. Pelo menos nos dois primeiros dias, passe gelo.

Entretanto, tome cuidado também com o gelo. A aplicação incorreta de gelo pode machucar a pele. Para aplicá-lo corretamente, molhe uma toalha ou fronha com água levemente quente, torça-a e coloque nela, rapidamente, um saco de gelo, cubos de gelo ou gelo triturado. Em seguida, coloque a toalha ou a fronha sobre a área das costas afetada por no máximo 15 minutos.

Se não tiver em mãos uma toalha ou uma fronha, congele a água em um copo de papel pequeno. Tire o papel, de modo que o gelo fique direto na pele. Faça movimentos contínuos e circulares com o gelo, não deixando que ele fique parado em um único local. Outro método é colocar o gelo em uma sacola ou qualquer outro embrulho de plástico antes de aplicá-lo na pele. Para mais benefícios, faça tratamentos repetidos com gelo uma vez a cada hora nas primeiras 24 a 48 horas após a tensão. Isso deve ajudar a diminuir o inchaço e a dor.

Comprima a área

A compressão suave da área traumatizada pode ajudar o gelo a reduzir a inflamação e a dor, além de acelerar a recuperação. A compressão dos músculos pode ajudar temporariamente a área, permitindo que você se mova com mais facilidade, além de deixá-lo mais confortável. Procure usar uma bandagem elástica; enrole-a sobre a área machucada das costas. Verifique se não apertou muito. A bandagem pode ser usada sobre um saco de gelo, desde que o gelo seja aplicado conforme descrito no remédio 2 e que não fosse por mais de 15 minutos. Uma alternativa para a bandagem elástica é o suporte nas costas, que funciona como uma cinta para comprimir e apoiar os músculos das costas e do estômago.

Tome duas aspirinas

Um analgésico vendido sem receita pode ajudar a aliviar a dor.
2006 Publications International, Ltd.
Um analgésico vendido sem receita
pode ajudar a aliviar a dor

Tomar um analgésico vendido sem receita, como aspirina, acetaminofeno ou ibuprofeno pode ajudar a aliviar a dor. Contudo, saiba que nem todos os medicamentos, mesmo os não-prescritos, servem para qualquer pessoa. As gestantes, por exemplo, não devem tomar nenhum remédio sem orientação de seu médico. As pessoas com úlcera devem ficar longe dos analgésicos que contêm aspirina. Não tome nenhum medicamento para dor nas costas sem primeiro conhecer seus efeitos colaterais e sem falar com o médico.

Saiba quando consultar um médico

O esforço e a tensão muscular, embora bastante comuns, podem ser graves. Outros componentes da coluna também podem sofrer lesões. Os ligamentos podem ser distendidos ou rompidos, as articulações sofrem alterações alterações degenerativas e, naturalmente, os discos intervertebrais podem herniar e romper. É importante saber quando uma lesão nas costas vai além da sua capacidade de se tratar sozinho.

Após uma tensão ou lesão nas costas, o corpo pode ter uma série de reações naturais que causam vários sintomas, como dor nas costas. Se depois de dois ou três dias de cama a dor grave das costas não tiver diminuído, procure um médico. Às vezes, quando muitas estruturas nas costas são seriamente traumatizadas, os músculos podem se contrair, ou sofrer espasmos, e comprimir os vasos sangüíneos. Os espasmos musculares podem causar dor, às vezes grave, que dificulta sentar, ficar em pé ou fazer qualquer coisa. Muitas vezes, a única maneira de acabar com os espasmos intensos é consultando um médico.

Outros sinais a serem observados são a perda de controle da bexiga ou do intestino, dor, dormência, formigamento e outras sensações semelhantes que correm pelo braço, perna ou ao redor do peito. Esse tipo de sintoma pode fazer com que suas mãos, pés e dedos pareçam estar quentes, frios, dormentes ou como se estivessem sendo picados por alfinetes e agulhas. Esses sinais podem indicar lesão medular e a necessidade urgente de procurar o médico. É hora de consultar um médico quando você toma grandes quantidades de medicamentos para diminuir a dor nas costas.

Se sentir qualquer um desses sintomas, procure a opinião de um profissional. Lesões sérias que não forem tratadas ou que forem tratadas incorretamente podem ser perigosas, levando a mais danos e possivelmente a lesões irreparáveis. Ter um desses sintomas não significa necessariamente que você vai precisar se tratar por mais tempo. Entretanto, é melhor deixar que seu médico descarte a possibilidade de problemas graves de coluna, de modo que você possa ficar despreocupado até se curar.

Se seguir esses passos, será capaz de diminuir seu desconforto e a dor nas costas. Contudo, se  tiver dor nas costas (lombalgia) há muito tempo, a próxima seção lhe oferecerá algumas soluções para aliviar a dor lombar.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.