Como aliviar a dor nas costas

como aliviar a dor nas costas

Pode ser que você tenha levantado alguma coisa pesada ou balançado o taco de golfe com muita empolgação. Ou talvez tenha ficado curvado sobre uma mesa ou um computador por duas semanas, lutando contra o prazo final de alguma tarefa. Qualquer que seja o motivo, agora, suas costas estão "fora do lugar" e você espera que alguma coisa, qualquer coisa, acabe com essa agonia.

Fique tranqüilo; você não está sozinho. Muitas pessoas já sofreram de dor nas costas alguma vez na vida. A má notícia é que, a menos que você tenha uma grande lesão ou um problema no disco intervertebral, talvez seu médico não consiga ajudá-lo muito, a não ser prescrevendo algum medicamento para dor e recomendando que você repouse. A boa notícia é que, seguindo alguns passos simples, você pode voltar à vida normal em alguns dias. Melhor ainda, você pode ajudar a garantir que não terá outro desconforto desses no futuro.

Nesse artigo, aprenderemos tudo sobre dor nas costas e como aliviá-la durante as seções seguintes:

  • Como funciona a espinha (coluna vertebral)

    Seria impossível discutir sobre as costas sem mencionar seu maior componente: a coluna. Basicamente, a coluna é um conjunto de ossos dispostos uns sobre os outros, ao longo do comprimento das costas. É também uma forma de o corpo proteger sua medula espinhal, uma das partes mais importantes do sistema nervoso central. A maioria dos problemas que ocorre na coluna envolve os espaços entre os ossos, chamados espaços intervertebrais. Nesse espaço fica o disco intervertebral, que funciona como um amortecedor. Alguns dos problemas nas costas envolvem os discos invertebrais como a hérnia de disco e a rotura dos discos. Ensinaremos tudo o que você precisa saber sobre sua coluna e como ela pode contribuir para a dor nas costas.

  • Músculos e ligamentos das costas

    A maioria dos problemas nas costas origina-se do cansaço e da tensão dos músculos. A dor nas costas que não o deixa se levantar da cama provavelmente é resultado de problemas musculares. Nessa seção, falaremos sobre os ligamentos, o tecido conectivo entre o músculo e os ossos de sua coluna. Explicaremos como os ligamentos podem ser lesados e como a postura correta pode mantê-los saudáveis. Além disso, esclareceremos como funcionam os músculos das costas e mostraremos que você não precisa machucá-los.

  • Articulações da faceta e nervos

    Os ossos da coluna se encaixam de uma perfeita. Os locais onde esses ossos se encontram uns contra os outros são chamados de articulações. Além de ajudar a manter a espinha no mesmo lugar, as articulações também evitam que ela dobre de tal maneira que possa lesar a medula. Infelizmente, como qualquer parte da coluna, essas articulações podem ser lesadas e causar dor. Com relação à dor, também falaremos sobre os nervos que passam pelas costas, especialmente a medula espinhal. Finalmente, mostraremos como essas várias partes das suas costas se encaixam para formar essa maravilha mecânica.

  • Alívio de dor nas costas urgente

    Depois de machucar as costas, você provavelmente quer se jogar numa cama ou tomar um banho quente e fechar os olhos. Embora isso possa parecer bom no início, o cuidado que você dá às costas nas primeiras horas depois da lesão pode afetar significativamente a intensidade da dor que você sentirá nos dias seguintes. Recomendaremos que você trate da lesão nas costas repousando, passando gelo e comprimindo a área. Você também saberá quando a lesão nas costas é grave, de modo que tenha que procurar um médico.

  • Alívio de dor nas costas crônica

    Algumas pessoas têm problemas crônicos nas costas e vivem com medo de fazer o menor esforço. Se suas costas ficam doloridas constantemente ou tensas boa parte do dia, existem passos que você pode seguir para aliviar esses sintomas. Mostraremos como alongar as costas para mantê-las relaxadas e sem lesão. Também indicaremos as atividades que você deve evitar e os benefícios da massagem e da boa postura. Você também se surpreenderá ao saber que a atividade física pode manter suas costas saudáveis.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.