Causas de colesterol alto

Autor: 
Dr. Neil Stone
­colesterol alto

­Quais são as causas do colesterol alto? Como os níveis de colesterol no sangue podem subir tanto a ponto de causar danos como a doença coronariana? Fatores como causas genéticas e hábitos alimentares podem influenciar no problema.

O colesterol é essencial ao corpo. Ele é utilizado na produção de hormônios esteróides como estrógeno, progesterona e testosterona. O colesterol também é utilizado para produção de outros hormônios esteróides que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e possuem funções imunológicas. Ele ainda ajuda a produzir vitamina D e a refazer as membranas celulares. O colesterol também é usado na produção da bile necessária para ajudar o corpo na digestão de alimentos que contenham gordura.

Uma dieta rica em colesterol pode causar problemas como a doença cardíaca coronariana.
Uma dieta rica em colesterol pode causar problemas como a doença coronariana

O colesterol é tão importante que o corpo tem a capacidade de produzir toda a quantidade que precisa. Por sorte, o corpo também possui mecanismo para balancear os níveis de colesterol. Quando você ingere muito colesterol na forma de alimentos, o corpo reduz a quantidade que produz. O corpo também pode se livrar do excesso de colesterol na bile que é eliminada do corpo pelas fezes.

Algumas vezes, essa capacidade de balancear o colesterol entra em colapso. Nesse caso, é provável que haja um componente genético. Em outros casos, independente da boa constituição natural, o colesterol alto pode ser conseqüência de um estilo de vida inadequado - especialmente nossa alimentação.

Para mais informações sobre o colesterol, veja os links a seguir.

  • Como a alimentação afeta o colesterol (em inglês): o que você come tem um impacto real sobre o nível do seu colesterol. Descubra os melhores (e piores) alimentos para manter seu colesterol em níveis adequados.
  • Colesterol alto hereditário: uma doença hereditária chamada hipercolesterolemia familiar pode causar colesterol alto, até mesmo na infância. Saiba mais sobre o diagnóstico e o tratamento dessa doença potencialmente perigosa.
  • Como baixar o colesterol: você quer baixar seu colesterol, mas não sabe por onde começar? Descubra o que você pode fazer para melhorar seus níveis de colesterol.
  • Como funciona o colesterol: o colesterol é essencial para a vida humana. Saiba o que é o colesterol, por que precisamos dele e em que níveis ele pode causar doenças.

Estes dados têm apenas o objetivo informativo. Não visam fornecer orientação médica. Nem os editores do Guia do Consumidor (R), Publications International, Ltd., nem o autor, nem o editor assumem a responsabilidade por qualquer eventual conseqüência de tratamento, procedimento, exercício, mudança na alimentação, ação ou aplicação de medicamentos a partir da leitura ou prática descrita nestas informações. A publicação destas informações não representa o exercício da medicina e elas não substituem a recomendação de um médico ou outro profissional da saúde. Antes de decidir fazer qualquer tratamento, o leitor deve procurar orientação de um médico ou de outro profissional da saúde.