O que acontece com a China e a intoxicação por chumbo?

Autor: 
Jacob Silverman

Será que 2007 é o ano de recall de produtos chineses? Parece que sim, com vários produtos fabricados na China sendo retirados das prateleiras durante o que parece ser um ano recorde para o recolhimento de brinquedos. As agências reguladoras e as empresas dos EUA instituíram vários recalls para produtos defeituosos, perigosos ou tóxicos, como pastas de dentes, jóias para crianças, brinquedos, ferramentas, comidas para cães, babadores para bebês, pneus e baterias para computador. O que muitos desses produtos têm em comum? Eles foram fabricados na China e contêm tinta à base de chumbo.

toy dog
Image courtesy Scott Olson/Getty Images
A Mattel recolheu milhões de brinquedos feitos na China
por causa da tinta à base de chumbo, inclusive este
cão que foi vendido junto com conjuntos da Barbie

Para investigar o que está acontecendo, vamos ver alguns dos muitos recalls feitos. Em julho de 2007, a Mattel recolheu alguns de seus brinquedos "Dora the Explorer" (em inglês) e "Vila Sésamo" por causa de preocupações com a tinta à base de chumbo. Em 2 de agosto de 2007, a Fisher-Price, uma subsidiária da Mattel, recolheu 967 mil brinquedos de plástico com essa tinta. Em 14 de agosto, a Mattel recolheu quase 19 milhões de brinquedos: 436 mil carrinhos com tinta à base de chumbo e 18 milhões de outros brinquedos (de 63 modelos diferentes) que continham ímãs que são perigosos se forem engolidos [fonte: NY Times (em inglês)]. Em 21 de setembro, depois da morte de três crianças, a Consumer Products Safety Commission (Comissão de Segurança do Produto ao Consumidor) recolheu um milhão de berços Simplicity e Graco fabricados na China. Nesse caso e no de outros recalls de produtos do ano, o problema foi atribuído a uma falha no desenvolvimento e não a uma construção de má qualidade do fabricante chinês.

Se os perigos da tinta à base de chumbo são tão conhecidos, por que tantos produtos feitos na China ainda contêm essa tinta? Em primeiro lugar, a tinta à base de chumbo é barata e produz cores vivas. Ela dura bastante e resiste à corrosão.

Nos Estados Unidos, a tinta à base de chumbo foi proibida em 1962 para o uso em produtos e brinquedos para crianças, apartamentos, casas, hospitais e construções parecidas. A tinta à base de chumbo ainda é legalmente usada em sinais de trânsito e em uma variedade de outras áreas em que ela não apresenta perigo para a saúde. As regulamentações governamentais declaram que os produtos para crianças que contêm mais de 0,06% de chumbo podem sofrer um recall [fonte: Washington Post (em inglês)/>].

A poluição e a intoxicação por chumbo são grandes problemas na China. Pelo menos 10% das crianças chinesas sofrem de intoxicação por causa do chumbo encontrado na tinta, na comida, na água e em outros lugares [fonte: Press Interpreter/> (em inglês)]. A intoxicação por chumbo pode causar vários problemas de saúde, inclusive insuficiência renal e danos cerebrais.

Como muitos desses produtos recolhidos foram fabricados na China, os fabricantes chineses são culpados? Qual é o papel das empresas que desenvolvem e vendem produtos? Na próxima página, vamos investigar algumas das razões por trás da enxurrada de recalls.