Preparação do chá

Autor: 
John Fuller

Quando você está em um mercado, pode perceber que a maioria dos chás vem em saquinhos, daqueles que você deixa em infusão por alguns minutos em uma xícara de água morna. Se você já esteve em uma loja especializada em chás, porém, pôde ver que quase todos eles são vendidos em folhas soltas. O vendedor pesa uma certa quantidade de folhas retiradas de caixas e coloca o chá em um saco ou uma lata. Em seguida, você leva o chá para casa e o prepara em um bule ou um coador de chá. Qual é a diferença entre um chá de saquinho e um chá de folhas soltas? Um é melhor do que o outro?

bagged tea
Fotógrafo: Shuttlecock | Agência: Dreamstime.com
Você quer comodidade ou qualidade? O chá de saquinho é um pouco mais simples, mas o de folhas soltas é bem mais saboroso.

Os apreciadores de chá afirmam que o melhor tipo é o de folhas soltas. O chá de folhas soltas é tradicionalmente colhido e processado, ao passo que o chá de saquinho costuma ser produzido pelo método CTC. Em razão de ter folhas trituradas, o chá de saquinho perde vários nutrientes (em inglês) que existem nas folhas maiores. O saquinho pequeno também causa alguns problemas para os especialistas em chá. Para obter o máximo do sabor e dos nutrientes do chá, é necessário mais espaço e circulação de água para as folhas se expandirem e se desenrolarem. O que não é muito fácil de acontecer com um chá de saquinho, já que o chá está "preso".

Isso não quer dizer, contudo, que o chá de saquinho seja ruim. É possível fazer uma boa xícara de chá com saquinhos e isso é um pouco mais cômodo (e muito mais barato) do que beber um chá de folhas soltas.

tea strainer
Fotógrafo: Agg | Agência: Dreamstime.com
Um simples coador de chá, assim você não engole folhas soltas
depois de ter preparado o chá

Depois de ter escolhido seu chá, como você deve prepará-lo? Por quanto tempo você deve deixá-lo em infusão? A temperatura da água é importante?

A maioria das pessoas não presta atenção na água enquanto está preparando o chá, mas a temperatura em que o chá é feito pode afetar sua qualidade. A água usada para preparar o chá preto é a única que deve ser completamente fervida a uma temperatura em torno de 93ºC. O chá de oolong costuma ser preparado com água aquecida a uma temperatura um pouco mais baixa (cerca de 88ºC - quase fervendo) e os chás verdes e brancos são feitos em água fumegante ou com uma temperatura em torno de 77ºC. O tempo de infusão também varia dependendo do tipo de chá: os chás pretos e brancos ficam de 4 a 5 minutos em infusão, o chá de oolong fica de 3 a 4 minutos e o verde pode ficar apenas de 30 segundos a 2 minutos.

O chá gelado e o chá doce

As pessoas servem chá gelado há muito tempo, os livros de receitas e os cardápios de restaurantes mencionam o chá gelado antes de 1900, mas a prática de resfriar o chá se tornou popular durante a Feira Mundial de 1904, em St. Louis (em inglês).

O verão de 1904 foi particularmente quente e um homem chamado Richard Blechynden estava servindo chá de graça. Ele percebeu que as pessoas aceitavam muito bem uma bebida fria em vez de chá quente e, em pouco tempo, o chá gelado de Richard se tornou uma bebida popular de verão.

O chá gelado é apreciado na maior parte da América do Norte, ao passo que o chá doce é conhecido como uma bebida do sul. O chá doce é feito com a adição de uma xícara de açúcar ou simplesmente melaço (uma mistura de água e açúcar) em diversos saquinhos de chá preparados e a maioria dos restaurantes do sul dos EUA oferece de graça a quantidade de chá doce que a pessoa conseguir beber. Clique aqui/> para ler sobre o que torna o chá doce tão especial.