Tratamentos para aliviar sintomas da catapora

Autor: 
Cristen Conger

Assim como acontece com o resfriado (em inglês), não há nenhum remédio imediato para a catapora, mas existem algumas opções para aliviar a coceira e diminuir a febre ou a dor. Primeiro, corte as unhas para não ferir as áreas afetadas e para evitar infecções cutâneas secundárias. Além disso, considere a possibilidade de usar luvas quando for dormir para evita contato direto das unhas com o local que coça.

máscara de farinha de aveia
LifeStock
Os banhos de aveia podem aliviar a coceira das bolhas da catapora

Segundo, tome um banho de aveia, uma das soluções caseiras mais populares para alívio da coceira. Essa aveia não é aquela que se come no café na manhã, mas um tipo moído fino chamado de aveia coloidal. Pode-se comprar um preparado pronto na farmácia ou você mesmo pode fazer triturando aveia crua no liquidificador e acrescentando duas xícaras de água morna.

As pessoas usaram a aveia (em inglês) como tratamento de pele durante séculos, devido a sua anatomia química exclusiva. O amido, que absorve a água, tem o poder de hidratar. Compostos ácidos chamados de fenóis apresentam propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. A aveia também contém saponinas, derivados do açúcar encontrados em sabão e detergente com funções de limpeza e de criar espuma.

Você também pode aplicar loção de calamina nas bolhas para diminuir a coceira. Calamina é um composto de zinco de cor rosa com propriedades antiinflamatórias que auxiliam na secagem do líquido dentro das bolhas.

Analgésicos vendidos sem receita médica podem ajudar a baixar a febre, mas deve-se usar somente os que não contenham aspirina, como o acetaminofeno. O uso de aspirina durante o combate à catapora foi associado à síndrome de Reye (em inglês), particularmente em crianças e jovens. A síndrome é uma doença rara e não contagiosa associada ao uso de aspirina que ocorre em cerca de um em um milhão de casos [fonte: Fundação Nemours (em inglês)]. Os medicamentos controlados para o vírus da varicela são reservados com mais freqüência a pessoas com risco de complicações graves. Para obter mais informações sobre como tratar com segurança a catapora, leia Cobreiro e catapora em detalhes (em inglês).

Uma vez que estiver curado da catapora, a boa notícia é que você não vai mais se coçar nem ficar coberto de bolhas. A má notícia é que o vírus da varicela permanece em suas células nervosas e pode fazer uma visita surpresa na forma de cobreiro (em inglês). Na próxima seção, descobriremos o que acontece quando o vírus se manifesta pela segunda vez.