Sintomas da catapora

Autor: 
Cristen Conger

Depois que o vírus da varicela replicado entra na corrente sangüínea, o sistema imunológico reconhece o invasor e começa a combatê-lo logo após o período de incubação. Você sente essa luta na forma de febre (em inglês), que dura cerca de dois ou três dias. A febre geralmente começa antes nos casos de catapora em adultos, enquanto nas crianças, as erupções de vesícula (pequenas bolhas) aparecem primeiro.

As bolhas, ou vesículas, são sacos membranosos cheios de líquido claro. Elas formam pequenas manchas avermelhadas na pele com 1 a 4 mm de largura [fonte: CDC (em inglês)]. O líquido que há dentro das vesículas contém uma substância química que estimula as células nervosas (em inglês) na pele. Os nervos, então, alertam o cérebro que o corpo está coçando. Embora seja desagradável, a coceira é, na verdade, um sinal positivo de que o corpo está lutando contra o vírus [fonte: Fundação Nemours (em inglês)]. Três ou quatro dias depois, a coceira normalmente diminui, as bolhas logo estouram ou escurecem e criam uma crosta.

bolhas da catapora
Dr. Kenneth Greer/Getty Images
As pústulas desagradáveis ficam cheias de líquido, depois criam uma crosta e secam

A quantidade e o local das vesículas podem depender da idade, das condições da pele e do status da vacinação. Em geral, as erupções começam no couro cabeludo, rosto e regiões abdominais. A partir daí, são aproximadamente 250 a 500 bolhas que se espalham pelo corpo de uma pessoa não vacinada, podendo aparecer nas pálpebras, boca e órgãos genitais. Se uma pessoa já vacinada contrair catapora - considerado um caso de falha vacinal - a doença geralmente resultará em cerca de 50 bolhas.

Após aproximadamente uma semana, as bolhas formam uma crosta e secam, e o vírus deixa de ser contagioso. Os pacientes devem ficar isolados ao primeiro sinal da doença para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas. À medida que os sintomas físicos desaparecem, o vírus é desativado, mas permanece nas células nervosas do corpo. Posteriormente, a varicela pode se reativar com estresse ou com a idade, na forma do vírus do herpes-zóster, ou cobreiro.

Essa linha do tempo do vírus da varicela, da infecção inicial à inativação, descreve o que acontece quando você contrai catapora:


estágios da catapora
Os estágios da catapora, do vírus à inativação

Raramente, um caso de catapora se transforma em outras complicações mais graves, incluindo a morte. Na próxima seção, discutiremos essas complicações e quem deve se preocupar.