As camas de bronzeamento são perigosas?

Autor: 
Sarah Siddons

Por anos, os cientistas tentaram derrubar o mito do “brilho saudável” de um bronzeado. E quando estavam chegando a algum lugar, algumas pessoas começaram a acreditar que as camas de bronzeamento eram uma alternativa mais saudável. Afinal, os raios ultravioleta do sol são os responsáveis pelos danos na pele, e as camas de bronzeamento não têm sol de verdade. Parece uma linha de pensamento racional, mas está perigosamente errada.

Especialistas já concordaram há tempos que nenhum bronzeamento é bom para você. E recentemente eles suspeitaram que as camas de bronzeamento na verdade podem ser mais perigosas que o sol, porque emitem mais raios UVA. Isso pode causar mais danos do que a combinação padrão UVA/UVB do sol, porque os raios UVA penetram ainda mais fundo na pele, causando danos permanentes a células importantes e frágeis, incluindo as do sistema imunológico.

As camas de bronzeamento são tão perigosas quanto o gás mostarda ou o arsênico?
© istockphoto.com / Ryerson Clark
As camas de bronzeamento são tão perigosas quanto o gás mostarda ou o arsênico?

As suspeitas acerca das camas bronzeadoras foram confirmadas em julho de 2009 quando um estudo feito por especialistas em câncer rotulou as camas bronzeadoras como tão perigosas quanto arsênico e gás mostarda – na primeira categoria de riscos causadores de câncer [fonte: MSNBC]. O estudo – que foi uma análise consolidada de 20 estudos anteriores – descobriu que as pessoas que usaram camas de bronzeamento antes de completarem 30 anos tiveram um risco 75% a mais de desenvolver câncer de pele. Além disso, eles descobriram que todos os tipos de radiação UV – não apenas raios UVA – causaram câncer e mutações em células.

Apesar dos defensores dos salões de bronzeamento discutirem que esses estudos não correlacionam câncer de pele com o uso responsável e mínimo das camas de bronzeamento, o câncer de pele aumenta cada vez mais entre os jovens – os usuários típicos. Esse tipo de câncer costumava ser mais encontrado entre pessoas que estavam em seus anos de aposentadoria. No entanto, o melanoma – o tipo mais mortal – tornou-se o tipo de câncer mais diagnosticado entre mulheres na casa dos 20 anos na Grã Bretanha [fonte: MSNBC].

Não há dúvida de que as camas de bronzeamento são perigosas. E pelos últimos estudos, esse perigo pode ser mortal.

Para saber mais, veja os links da próxima página.