Calorias, gordura e exercício

Autor: 
Julia Layton

O que acontece, então, se você ingere mais ou menos calorias do que o que o seu corpo queima? Você pode ganhar ou perder gordura, respectivamente. Um acúmulo de 3.500 calorias extras é armazenado pelo seu corpo como 454 gramas de gordura • a gordura é a forma que o organismo tem de guardar energia para o futuro. Se, por outro lado, você queimar 3.500 calorias a mais do que você come, seja por fazer mais exercícios ou comer menos, seu corpo converte 454 gramas de sua gordura armazenada em energia para suprir o déficit.

Algo interessante sobre os exercícios é que eles aumentam sua taxa metabólica não apenas enquanto você está suando a camiseta na esteira. O metabolismo precisa de um tempo para voltar ao seu ritmo normal. Ele continua a funcionar em um nível mais alto; seu corpo queima um número maior de calorias por cerca de duas horas após você ter parado de se exercitar.

Muitas pessoas se perguntam se a origem das calorias tem alguma importância. Basicamente falando, se comemos exatamente o número de calorias que queimamos e se estamos falando apenas de peso, a resposta é não • uma caloria é uma caloria. Uma caloria de proteína não é diferente de uma caloria de gordura • são simplesmente unidades de energia. Desde que você queime o que você come, você manterá seu peso; e desde que você queime mais do que você come, você perderá peso.

Mas se estivermos falando de nutrição, com certeza importa de onde as calorias vêm. Os carboidratos e as proteínas são fontes mais saudáveis de calorias do que as gorduras. Embora nossos corpos precisem de uma certa quantidade de gordura para funcionar adequadamente • um fornecimento adequado de gordura permite que seu corpo absorva as vitaminas que você ingere • um excesso de gordura pode causar graves conseqüências para a saúde. O FDA dos EUA (site em inglês) recomenda que um máximo de 30% de nossas calorias diárias sejam originadas da gordura. Desse modo, se você comer 2.000 calorias por dia, o máximo deveria ser 600 calorias de gordura ou 67 gramas de gordura por dia. No entanto, muitos médicos e nutricionistas definem agora o número máximo de calorias de gordura em 25% do consumo calórico diário. Isso corresponde a 56 gramas de gordura por dia em uma dieta de 2.000 calorias.

A seguir, veja alguns dados sobre calorias e gorduras que podem lhe surpreender:

alimento tamanho da porção calorias gramas de gordura
óleo de canola
1 xícara
1.674
218
manteiga de amendoim
1 xícara
1.520
129
queijo cheddar
1 xícara
531
44
granola
1 xícara
270
8
calda de chocolate
1 xícara
837
3
açúcar
1 xícara
774
0
coca-Cola
1 lata
140
0

Para outras informações sobre calorias, emagrecimento, nutrição e tópicos relacionados, consulte os links relacionados na próxima página.