O que é a cafeína?

Autor: 
Marshall Brain

A cafeína é conhecida cientificamente como trimetilxantina e sua fórmula química é C8H10N4O2 (veja Erowid: Caffeine Chemistry (em inglês) para ver uma imagem de sua estrutura molecular). Quando isolada na forma pura, a cafeína é um pó cristalino branco com sabor muito amargo. A principal forma de se obtê-la é pelo processo de descafeinização de café e chá.

Na Medicina, a cafeína é usada como estimulante cardíaco e também como diurético leve. Recreativamente, ela é utilizada para fornecer uma "dose extra de energia" ou para se ter um sentimento de agitação. Também é freqüentemente usada para manter as pessoas acordadas por mais tempo. Estudantes e motoristas costumam utilizá-la para ficarem acordados até tarde. Muitas pessoas se sentem como se não pudessem fazer nada pela manhã antes de tomar uma xícara de café. A bebida lhes fornece cafeína e dá ânimo para começar o dia.

A cafeína é uma droga que causa dependência. Entre suas muitas ações, ela age usando os mesmos mecanismos das anfetaminas, cocaína e heroína para estimular o cérebro. Os efeitos da cafeína são mais leves que o das drogas mencionadas, mas manipulam os mesmos canais do cérebro. Esse é um dos motivos pelos quais ela pode viciar. Se você se sente como se não pudesse fazer nada sem ela e tem que consumi-la todos os dias, então você é dependente da cafeína.