Tipos de exercícios

Autor: 
Adrienne Forman, M.S, R.D.

Há diversos tipos de exercícios que beneficiam o corpo. Primeiro, os exercícios aeróbicos, que utilizam os grupos de músculos grandes, forçam o coração e os pulmões a trabalharem mais depressa para satisfazer a demanda dos músculos por oxigênio. Esse tipo de exercício envolve atividade regular e repetitiva realizada a um ritmo intenso o suficiente para acelerar a respiração e fazer com que o coração bombeie o sangue mais rápido que o normal.

Com o passar do tempo, o coração e outros músculos se tornam mais eficientes na utilização de oxigênio e podem trabalhar com maior esforço por mais tempo, utilizando menos energia. No fim das contas, isso melhora o condicionamento cardiovascular, resultando em uma menor freqüência cardíaca em repouso e uma pressão arterial mais baixa. Isso também torna as atividades rotineiras diárias, como correr atrás de uma criança dinâmica ou levar as compras do carro para dentro de casa, mais fáceis e menos cansativas. São exemplos de exercícios aeróbicos: caminhada rápida, corrida, natação, bicicleta e esqui na modalidade cross-country.

Em segundo lugar, o treinamento de resistência, como levantamento de pesos, desenvolve a força muscular e o tamanho dos músculos. Os pesos envolvidos são normalmente manuseados manualmente ou colocados nos equipamentos de exercícios, mas um efeito similar pode ser alcançado esticando-se elásticos grandes ou até levantando objetos como livros pesados. Os treinamentos de resistência realizados de duas a três vezes por semana podem melhorar a força e a resistência muscular. Para desenvolver a força muscular, selecione 8 a 10 exercícios para desenvolvimento de força muscular diferentes que utilizem os principais músculos e realize de 8 a 15 repetições de cada exercício para cada músculo isolado.

Tão importante quanto os diferentes grupos alimentares para uma dieta balanceada, são as diferentes formas de exercícios para um programa balanceado de atividade física, que são vitais para o controle do peso. Exercícios aeróbicos parecem beneficiar mais o coração, melhorando a capacidade aeróbica e queimando calorias significantemente, o que ajuda na perda de peso. Mas os treinamentos de resistência aumentam a massa magra do corpo, o que melhora a força e o equilíbrio, facilitando a realização de exercícios aeróbicos. O treinamento de resistência também acelera o metabolismo. Exercícios de alongamento e flexibilidade melhoram a amplidão do movimento, facilitando o movimento de músculos e juntas, evitando lesões ao se realizar atividades aeróbicas e treinamento de resistência.

A realização regular de exercícios traz benefícios físicos e mentais também. Para saber sobre os efeitos dos exercícios sobre o corpo e a mente, consulte a próxima seção.

Outras informações sobre exercícios

O exercício físico melhora o funcionamento do coração, e a força e a resistência de uma forma geral. Ele também tem um
efeito positivo no fornecimento de oxigênio, na facilidade de movimento e na sensação de melhoria do
bem-estar. Os links a seguir podem ajudar você a ter uma idéia sobre os muitos benefícios dos
exercícios.

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