Como funciona o batom de 12 horas

Autor: 
Molly Edmonds

Muitas mulheres se sentem nuas sem batom e nem pensariam em sair de casa sem ele. Mas o mundo é movimentado, e a maioria delas têm longas listas de afazeres. Uma agenda lotada não deixa tempo suficiente para reaplicar o batom com frequência. As mulheres querem acordar, fazer a maquiagem e mantê-la por todo o dia, por mais que falem, comam, bebam ou beijem.

 

 

 

 

 

batom à prova de beijos
© iStockphoto.com/eaniton
Fique com o batom nos seus lábios, e não no rosto das pessoas queridas

E, evidentemente, existem homens que também gostam de uma boa maquiagem; na verdade, um dos primeiros anúncios sobre batons de longa duração ressaltava que o produto era só para homens. Em 1956, a Coty produziu um anúncio que lastimava o quanto uma mulher podia parecer bonita durante um jantar apenas para acordar “pálida” e “murcha” na manhã seguinte [fonte: Green - em inglês]. Ficava evidente que a resposta ao dilema era um batom capaz de se manter nos lábios pela manhã, tarde e noite – um batom que durasse ao menos 12 horas.

 

Leia também:
 

- Como funcionam os cosméticos naturais

- Como remover marcas de batom

- 7 maneiras de se livrar do herpes labial

O batom de longa duração da Coty continua no mercado ainda hoje, em companhia de diversos outros produtos que prometem durar o dia inteiro. Em entrevista à rede de TV CBS, Andrea Pomerantz, editora da revista de beleza Glamour, comparou esse tipo de batom a absorventes higiênicos, à pílula anticoncepcional e à lavadora de louças, com base no tempo que permitem que uma mulher economize [fonte: Neal - em inglês]. E as mulheres não só economizam tempo como escapam de situações embaraçosas: uma pesquisa de 1996 informava que 87% das mulheres norte-americanas haviam deixado traços de batom em lugares indesejáveis [fonte: Johnson - em inglês]. A única desvantagem? Pode ser mais difícil flagrar um parceiro romântico traidor, porque batom no colarinho deixa de servir como elemento incriminador.

Mas em lugar de nos concentrarmos nas implicações negativas dos batons de 12 horas, vejamos como eles funcionam. Exatamente como eles conseguem durar tanto?