Bactérias úteis

Helicobacter pylori, bactéria do estômago
sgame/iStockphoto
Helicobacter pylori, bactéria presente no estômago

Algumas bactérias não são apenas úteis. São essenciais à vida. Fertilizantes orgânicos são transformados pelas bactérias em material que pode ser usado nas plantas. Vegetais decompostos e matéria animal são transformados em nutrientes que são absorvidos pelas raizes de outras plantas. Muitas espécies de bactérias do solo ajustam o nitrogênio, isto é, elas convertem o nitrogênio da atmosfera em nitratos, compostos que são prontamente absorvidos peas plantas. Algumas dessas bactérias vivem em colônias nas raizes de legumes como ervlhas, cravos e alfafas.

Vários processos comerciais dependem da bactérias. Bactérias anaeróbicas que fermentam certas substâncias são usadas na produção de vinagre e alguns medicamentos, e no processo de envelhecimento de queijos. Algumas bactérias produzem refugos úteis aos humanos. Um desses refugos é o ácido láctico, que é produzido pela bactéria intestinal, promove a digestão em humanos e está presente em certos alimentos, como o iogurte.

A bactéria também é usada para quebrar quimicamente o tecido duro da linhaça, da juta, do cânhamo e do coco. Métodos modernos de drenar a água dos dejetos usam as bactérias para decompor as perdas orgânicas. Em um processo conhecido como bioremediação, bactérias são adicionadas à água ou ao solo para converter poluentes tóxicos, como pesticidas e óleo, em sustancias inofensivas. Apesar da engenharia genética, as bactérias foram desenvolvidas para bioremediação e também para produzir drogas e outros químicos.