Aromaterapia - camomila

Autor: 
Kathy Keville
Aromaterapia

As flores da camomila se assemelham a pequenas margaridas, mas basta cheirá-las uma vez para que você pense em maçãs. A erva é cultivada há muito por suas propriedades medicinais. Acredita-se que o cheiro alivie a depressão e encoraje o relaxamento. Os monges medievais plantavam canteiros de camomila, e se deitavam neles quando tristes ou deprimidos. A camomila também era usada como uma espécie de cera, esfregada em pisos que liberavam o cheiro da erva quando as pessoas caminhavam.

Beber chá feito das flores da camomila estimula o apetite antes das refeições. Depois delas, ele ajuda a acalmar o estômago. A camomila romana (Camaemelum nobile, anteriormente conhecida como Anthemis nobilis) rende um óleo essencial amarelo pálido com propriedades antiinflamatórias. Quando a camomila alemã é destilada, uma reação química produz o camazuleno, um líquido azul profundo que é ainda mais forte no combate a inflamações.

Principais componentes da camomila: ésteres de ácido angélico e tíglico, com pineno, farnesol, nerolidol, camazuleno, pinocarvone e cineol.

O aroma da camomila: o cheiro é doce, semelhante ao das maçãs, e herbáceo.

Propriedades terapêuticas: antiinflamatória, antisséptica; promove a digestão, alivia gases e náusea, encoraja a menstruação, acalma a tensão nervosa e promove o sono. 

Usos da camomila: inalar o aroma do chá de camomila relaxa corpo e mente. Pesquisas demonstram que a camomila relaxa as emoções, os músculos e até mesmo as ondas cerebrais. Relaxa os altos e baixos emocionais da TPM, menopausa e a hiperatividade infantil. Também ajuda a controlar a dor de machucados, juntas enrijecidas, dores de cabeça, músculos fatigados, cólicas menstruais e digestivas, bem como a dor e inchaço de torções, e algumas reações alérgicas.

A camomila é suave o bastante para aliviar cólicas em bebês e acalmá-los para que durmam. É especialmente relaxante como óleo de massagem, ou no banho. Faça um spray ambiente de camomila diluindo quatro gotas de óleo essencial por 10 mililitros de água destilada. A camomila é adequada para a maioria dos problemas de pele, de queimaduras e eczemas a veias varicosas. É especialmente útil para condições de inchaço, inflamação ou sensibilidade. Adicionada ao xampu, clareia o cabelo.

Para saber mais sobre a aromaterapia e outras formas de medicina alternativa, consulte:

  • Aromaterapia: aprenda sobre a aromaterapia. Como ela funciona, qual é o papel dos óleos essenciais e como usar aromaterapia.
  • Perfis dos óleos essenciais:
    recolhemos perfis de dezenas de plantas usadas para produzir óleos
    essenciais. Nestas páginas, você descobrirá sobre as propriedades e
    preparativos para os óleos essenciais mais populares.

SOBRE A AUTORA: Kathi Keville é diretora da Associação Herbal Americana e editora do boletim American Herb Association Quarterly.
Escritora, fotógrafa, consultora e professora especializada em
aromaterapia e ervas há mais de 25 anos, ela é autora de diversos
livros, entre os quais Aromatherapy: The Complete Guide to the Healing Art e Pocket Guide to Aromatherapy, e publicou mais de 150 artigos em revistas como New Age Journal, The Herb Companion, e New Herbal Remedies.

Estes
dados têm propósito exclusivamente informativo. NÃO PRETENDEM SERVIR
COMO CONSELHO MÉDICO. Nem os editores de Consumer Guide (R),
Publications International, Ltd., nem a autora ou a empresa assumem
responsabilidade por quaisquer possíveis conseqüências dos tratamentos,
procedimentos, exercícios, alteração na dieta, ação ou aplicação de
medicamentos que resultem da leitura das informações aqui contidas. A
publicação destas informações não constitui prática da medicina, e não
substituem os conselhos de seu médico ou profissional de saúde
responsável. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor
deve solicitar o conselho de seu médico ou de outro profissional de
saúde.