Anestésicos inaláveis

Autor: 
Eugenie Heitmiller, MD

Muitos adultos podem se lembrar de terem recebido éter como anestesia quando eram jovens. Éter é um anestésico inflamável que não é mais utilizado. Hoje, os anestésicos inaláveis mais usados são óxido nitroso (também conhecido como gás do riso), sevoflurano, desflurano, isoflurano e halotano.

Por que existem tantos tipos diferentes de gases? Porque cada um possui propriedades específicas. Por exemplo, o sevoflurano e o halotano são mais fáceis de inalar enquanto o desflurano é muito irritante e possui uma duração mais curta. Se for necessário um anestésico de ação curta, o anestesiologista pode mudar para o desflurano depois que você dormir. O óxido nitroso é de fácil inalação, mas quando é utilizado sozinho não é potente o suficiente para ser um anestésico geral completo. Entretanto, ele pode ser utilizado sozinho para sedação ou combinado com outros anestésicos inalados ou injetados para a anestesia geral.

Estes gases possuem também efeitos diferentes em outros órgãos. Por exemplo, o halotano pode fazer os batimentos do coração diminuírem e a pressão cair, enquanto que o desflurano pode fazer os batimentos cardíacos aumentarem e a pressão sangüínea subir. Como estes anestésicos inalados atingem o cérebro? Quando um gás anestésico é inalado, o sangue que viaja através dos pulmões carrega o gás anestésico para as células do sistema nervoso central. A taxa em que a corrente sangüínea absorve o anestésico depende de vários fatores, incluindo a concentração do gás inspirado, a taxa de fluxo do gás da máquina de anestesia, a solubilidade do gás no sangue, a taxa e profundidade da respiração e a quantidade de sangue que o coração bombeia a cada minuto na pessoa que está respirando o gás.

Uma propriedade importante dos anestésicos é a reversibilidade. Quando a cirurgia termina, o anestesiologista precisa interromper o anestésico e acordar o paciente do sono induzido. Uma vez que o gás anestésico é interrompido, a corrente sangüínea traz de volta o gás para os pulmões, onde ele é eliminado. Quanto mais solúvel for o gás no sangue, mais demorado será para eliminá-lo. O óxido nitroso e o desflurano são gases anestésicos de curta duração porque são menos solúveis no sangue.