Que alimentos ajudam no tratamento da anemia?

Autor: 
Seleções do Reader's Digest, do livro "A Cura pela Comida"

Selo Reader’s

A anemia é um distúrbio bastante comum que ocorre quando o corpo não possui ferro o suficiente para produzir a hemoglobina (proteína que transporta oxigênio no sangue) necessária para a formação das hemácias. A hemoglobina ajuda a fornecer e transportar oxigênio para os órgãos e tecidos do corpo. Se as células não tiverem um fornecimento adequado de oxigênio, podem ocorrer cansaço e fraqueza, sintomas associados à anemia por deficiência de ferro (o tipo mais prevalecente de anemia), que é um problema reversível.

alimentos que ajudam no tratamento da anemia

Além da anemia ferropriva, há também a anemia por deficiência de folato, a anemia perniciosa e outros tipos mais raros como a anemia aplásica, a anemia hemolítica, a talassemia e a anemia falciforme.

O que causa

A anemia ferropriva pode resultar de uma alimentação pobre em ferro, de problemas intestinais que interferem na absorção adequada do ferro ou ainda da perda de sangue intensa (em casos de acidente, com hemorragia; em casos de hemorragia interna, causada por hemorróidas ou úlcera; menstruação; ou em sangramento gastrointestinal).

Crianças pequenas e mulheres em idade fértil correm maior risco de desenvolver anemia por deficiência de ferro. A gravidez também aumenta o risco de anemia porque a absorção de ferro por parte do feto pode exaurir as reservas maternas desse mineral.

Ostra

Como os alimentos podem ajudar

Evite comer

Note
que alguns alimentos contêm substâncias que podem reduzir a capacidade
do organismo de absorver ferro: o ácido tânico no chá; o fosfato de
cálcio em derivados do leite; o oxalato no espinafre, no ruibarbo, na
acelga e no chocolate; e o fitato no farelo de cereais, na ervilha, nas
sementes e na soja. Todos eles podem inibir a absorção de ferro pelo
sistema digestivo. Uma alimentação rica em fibras, de modo geral, pode
agir como um inibidor de ferro.

Para produzir as hemácias, o corpo requer, entre outros nutrientes, ferro, folato e vitamina B12. Em caso de anemia por deficiência de ferro, você pode aumentar sua reserva desse mineral ingerindo alimentos ricos em ferro “heme” e “não-heme”.

O ferro heme, que é absorvido pelo corpo de modo mais eficaz que o ferro não-heme, é encontrado na carne vermelha, nas aves, nos peixes e mariscos. Sabe-se ainda que o ferro heme promove a absorção de ferro não heme de outros alimentos quando ingeridos juntos.

É importante para os vegetarianos ingerirem uma quantidade grande de ferro nãoheme (encontrado em certas verduras) junto com alimentos ricos em vitamina C, que aumentam a absorção de ferro não-heme.

A vitamina C também melhora a absorção de folato, que é importante no tratamento da anemia megaloblástica. O folato é necessário no organismo para o metabolismo de aminoácidos, assim como para a formação das hemácias. Alimentos ricos em vitamina B devem ser consumidos regularmente, porque o folato é solúvel em água e o corpo não consegue armazená-lo em grande quantidade.

Os vegetarianos mais radicais correm o risco de desenvolver anemia perniciosa, resultante da abstinência crônica de vitamina B12.
Nesse caso, também é útil ingerir alimentos ricos em betacaroteno, já que esse carotenóide é convertido pelo organismo em vitamina A, que pode ajudar a mobilizar o ferro armazenado no fígado. Os alimentos ricos em vitamina B6, que ajuda na formação da hemoglobina, também são benéficos. Consulte um médico antes de iniciar qualquer plano nutricional para combater anemia.

Seu arsenal alimentar

Alimentos Nutrientes Benefícios para a saúde

Amaranto
Mexilhão
Ostra
Quinoa
Tofu

Ferro Necessário para a formação da hemoglobina, que transporta o oxigênio das hemácias para os órgãos e tecidos. A fadiga, a fraqueza e o cansaço associados à anemia por deficiência de ferro resultam da diminuição do número das hemácias e da conseqüente distribuição inadequada do oxigênio para as células.

Aspargo
Chicória
Feijão-fradinho
Feijão-rajado
Lentilha

Folato O importante para a formação das hemácias. A ingestão adequada dessa vitamina B essencial também ajuda a prevenir o desenvolvimento da anemia megaloblástica. Alcoólatras e pessoas com alimentação deficiente correm o risco de desenvolver esse tipo de anemia.

Cavala
Iogurte-natural-desnatado Mexilhão
Sardinha
Truta

Vitamina-B12
Esta vitamina é necessária para a produção de hemácias e pode ajudar a prevenir a anemia por deficiência de vitamina B12, comum em vegetarianos radicais ou pessoas com alimentação deficiente.

Brócolis
Frutas cítricas
Morango

Vitamina C
O folato e o ferro dos alimentos são mais bem absorvidos quando acompanhados por uma fonte de vitamina C.

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