A linhaça é a principal fonte vegetal de ácido graxo ômega-3 alfa-linolênico (AAL). Ela também possui fibra solúvel, que tem um efeito protetor sobre a doença coronariana. O AAL, encontrado somente nos alimentos vegetais, é considerado um ácido graxo essencial porque o corpo não consegue produzi-lo - ele precisa ser fornecido através de dieta. Além da linhaça e do óleo de linhaça, outras fontes excelentes de AAL incluem nozes pecan, óleo de canola, óleo de soja e verduras.
Conforme o Instituto de Medicina, as mulheres deveriam ingerir 1,1 g de AAL por dia, e os homens, 1,6 g, que estão de acordo com a quantidade consumida por um adulto americano.
Nosso corpo pode transformar parte do AAL - cerca de 15% - em DHA (Ácido docosahexaenóico) e EPA (Ácido eicosapentaenóico), os Ácidos graxos com ômega-3 encontrados no peixe, mas uma dieta rica em gordura trans e gordura poliinsaturada pode inibir essa conversão. Por isso, não conte com o AAL como principal fonte de DHA e EPA.
O AAL não é tão bom para seu coração, como o DHA e o EPA? Alguns estudos mostraram que o consumo superior a 2,8 g de AAL por dia reduz o risco de doença cardiovascular. O Nurses' Health Study (o famoso, Estudo Americano das Enfermeiras), descobriu que as mulheres que consumiam mais AAL (uma média de 1,4 g por dia) apresentavam uma redução de 45% no risco de infarto fulminante, comparadas às mulheres que consumiam quantidade menor (uma média de 0,7 g por dia). Entretanto, apesar dessa evidência, não há certeza de que a linhaça ou o óleo de linhaça diminua os níveis de colesterol no sangue.
O gugul, o extrato da resina de uma árvore, também teria o efeito de baixar o colesterol. Vá para a próxima seção para ver se as pesquisas confirmam essas informações.
Para obter mais informações sobre a redução do colesterol, veja os links a seguir.
Alimentos que baixam o colesterol: muitos alimentos e suplementos apresentam um efeito benéfico nos níveis de colesterol. Conheça os alimentos que podem ajudar a baixar seu colesterol e saiba qual seu risco de desenvolver doença cardiovascular.
As vitaminas conseguem baixar o colesterol? (em inglês): um tratamento à base de vitaminas realmente pode ajudar a baixar o colesterol? Veja como a terapia com vitaminas pode ser eficaz.
Dieta pobre em colesterol (em inglês): fazer uma dieta pobre em gordura e colesterol é a melhor forma de diminuir o colesterol. Explore as opções alimentares que podem ajudá-lo a baixar seu colesterol.
Como funciona o colesterol:
o colesterol é vital à vida humana. Saiba o que é colesterol, por que
precisamos dele e quais os níveis que causam problemas à saúde.