Alimentos que baixam o colesterol

Autor: 
Adrienne Forman, M.S., R.D.
­alimentos que baixam o colesterol

­A primeira linha de defesa contra o excesso de colesterol no sangue é seguir uma dieta rica em alimentos que baixem o colesterol. Uma dieta saudável deve incluir muitas verduras, frutas, grãos integrais e fibras e deve ser pobre em gordura saturada, gordura trans e colestero­l. Para a maioria dos norte-americanos, ter uma alimentação saudável e perder o excesso de peso são as maneiras ideais de se reduzir os níveis elevados de colesterol e mantê-los sempre dentro de níveis saudáveis.

Uma dieta rica em frutas e verduras é um grande passo para a redução do colesterol.
Uma dieta rica em frutas e verduras é um
grande passo para a redução do colesterol

­Os alimentos ou suplementos que podem ter um efeito benéfico no colesterol precisam fazer parte de uma dieta saudável ao coração. Comer aveia no café da manhã e beber uma taça de vinho no jantar são excelentes opções, mas se você acrescentar leite integral e manteiga no café da manhã ou um bife suculento e gordo no jantar, você não estará ajudando em sua dieta. Por isso, escolha os alimentos com sabedoria. Mas lembre-se: a moderação é importantíssima. Não abuse de nenhum alimento ou suplemento porque, em alguns casos, isso pode causar tantos problemas quanto o nível elevado de colesterol no sangue.

Talvez você se surpreenda ao saber que o álcool pode ajudar a baixar o colesterol. Descubra como beber com moderação pode ser benéfico.

Para obter mais informações sobre a redução do colesterol, veja os links a seguir.

  • Alimentos que parecem baixar o colesterol - há muitas informações leigas sobre alimentos e suplementos que podem diminuir os níveis de colesterol. Mas eles realmente funcionam? Encontre as respostas aqui.
  • As vitaminas conseguem baixar o colesterol? (em inglês) - um tratamento à base de vitaminas realmente pode ajudar a baixar o colesterol? Veja como a terapia com vitaminas pode ser eficaz.
  • Dieta pobre em colesterol (em inglês) - fazer uma dieta pobre em gordura e colesterol é a melhor forma de diminuir os níveis do colesterol. Explore as opções alimentares que podem ajudar você a reduzir os níveis de colesterol.
  • Como funciona o colesterol: o colesterol é vital à vida humana. Saiba o que é o colesterol, por que precisamos dele e em que níveis ele traz problemas à saúde.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor, nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.