Açúcar no sangue

Autor: 
Dr. Dana Armstrong and Dr. Allen Bennett King
Açúcar no sangue

O monitoramento do nível de açúcar no sangue é uma parte essencial do processo de tratamento da diabetes e monitorar a si mesmo freqüentemente é a chave para o bom controle da diabetes. Testar o açúcar no sangue (também chamado de glicose) permite a você controlar a sua alimentação, a sua medicação e o seu nível de atividades a fim de manter o açúcar no sangue em um nível saudável.


Quando o nível de açúcar no sangue está muito alto, o nome dado é hiperglicemia. Se o nível de açúcar no sangue permanecer alto demais por muito tempo, haverá maior possibilidade de sérias complicações de curto e longo prazo afetarem o corpo todo. O baixo nível de açúcar no sangue, chamado hipoglicemia, pode causar sintomas indesejáveis com complicações perigosas.

blood-sugar1
2007 Publications International, Ltda.
Monitorar freqüentemente o
nível de açúcar no sangue é importante para o controle da diabete

Foi comprovado que controlar minuciosamente o nível
de açúcar no sangue pode prevenir, reduzir e também reverter algumas
complicações de longo prazo associadas com a diabetes em até 60%.
O controle preciso do nível de açúcar no sangue depende de monitoramento freqüente

Testar o açúcar no sangue várias vezes por dia pode ajudar você a entender os padrões e as variações associados a certos tipos de alimentos ou ao álcool, a doses específicas de medicamentos, ao seu nível de atividade e a doenças e fatores de estresse em casa ou no trabalho. Com essas informações, é possível descobrir o que funciona melhor (alimentos, exercícios, medicamentos ou insulina) para que você mantenha os níveis de açúcar o mais próximo possível da normalidade. Se você não testar seu nível de açúcar no sangue ou não testá-lo com freqüência, você nunca saberá se sua diabetes está realmente controlada.

Obtenha informações detalhadas sobre por que e como monitorar o açúcar no sangue e o impacto da monitoração no controle de sua diabetes nos artigos abaixo.

Benefícios do monitoramento do açúcar no sangue
Agora você já sabe alguns fatores que afetam seu açúcar no sangue. Saiba mais informações específicas sobre a importância de monitorar seu açúcar no sangue.

Medidores de glicose
A maioria dos medidores de glicose, utilizados para monitorar o nível de açúcar no sangue, são fáceis e rápidos de usar. Saiba mais sobre como testar o nível de açúcar no sangue com esses aparelhos.

Como monitorar o açúcar no sangue
O processo para testar seu açúcar no sangue não é complicado, mas é importante. Saiba mais sobre como testar seu açúcar no sangue.

Entendendo os resultados dos exames de açúcar no sangue
Após testar seu nível de açúcar no sangue, você precisa saber o que significa o resultado. Saiba mais sobre como entender os resultados de seu teste de açúcar no sangue.

Hipoglicemia
Para os diabéticos, sofrer de baixo nível de açúcar no sangue, chamado de hipoglicemia, é algo que ocorre sempre. Porém, monitorar seu açúcar no sangue pode facilitar a determinação das causas prováveis, permitindo que você faça um rápido tratamento e prevenção. Saiba mais sobre hipoglicemia e seus sintomas.

Hiperglicemia
Com o tempo, a hiperglicemia, ou elevado nível de açúcar no sangue, pode causar sérios danos a seu organismo. É importante monitorar seu nível de açúcar no sangue, mantendo-o na faixa saudável. Saiba mais sobre a hiperglicemia e como ela afeta seu organismo.

Teste da hemoglobina glicosilada (A1c)
Embora a auto-monitoração do nível de açúcar no sangue seja importante, ela apenas fornece uma amostra de seu nível de açúcar no sangue naquele exato momento. O teste A1c indica o desempenho na monitoração de seu nível de açúcar no sangue com o passar do tempo. Saiba mais sobre esse teste tão recomendado pelos médicos.

Tiras para teste de urina
Quando seu nível de açúcar no sangue está baixo, seu corpo começa a queimar outros tipos de energia, o que produz toxinas que são removidas pelos rins. Saiba mais sobre como as tiras para teste de urina indicam seu nível de açúcar no sangue.

Para mais informações sobre diabetes em geral, acesse os links a seguir.

  • Para saber mais sobre diabetes em geral, como diagnóstico, causas, sintomas e tratamento, leia Como funciona a diabetes.
  • O artigo Diabetes Tipo 1 contém mais informações sobre esse tipo de diabetes, também conhecido como "diabetes juvenil".
  • Para saber mais sobre a diabetes do tipo 2, que alcançou o nível de epidemia internacional, confira o artigo Diabetes Tipo 2.

Sugestões de dietas para diabéticos
Um dos aspectos mais importantes do tratamento e do controle da diabetes é monitorar os alimentos que você ingere. Porém, podem haver mais opções do que você imagina. Para saber mais sobre nutrição adequada e diabetes, acesse os links a seguir.
  • O artigo Dietas para diabéticos mostrará que grupos de alimentos são benéficos para diabéticos e quais devem ser evitados.
  • No artigo Receitas para diabéticos (em inglês) você encontrará refeições simples e saborosas que não interferirão em seu nível de açúcar no sangue.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.