10 maneiras de lidar com a bursite

A inflamação dolorosa de uma bursa é chamada de bursite. Bursas são espécies de bolsas (como o próprio nome já explica) que ficam nas articulações e auxiliam os movimentos funcionando como amortecedores. É causada por impacto ou contusão, esforço repetido ou uso excessivo. Ela pode se desenvolver após a execução de um movimento que você não estava acostumado a fazer ou após o aumento de alguma atividade.

Às vezes, a bursite pode surgir sem deixar pistas do que a causou. Tudo que você sabe, é que dói. A boa notícia é que, uma vez que você reduza a sua atividade, os sintomas da bursite começam a desaparecer. Descubra como acelerar a sua recuperação:

1. Descanse: a dor da bursite pode desaparecer completamente após alguns poucos dias de descanso da junta afetada. Mas isso não significa parar com todos os movimentos, especialmente se o problema for no ombro. Imobilizar o ombro pode “congelar” a junta com aderências (tecido fibroso) e tecido fibroso cicatricial. Apenas pegue leve e tente evitar o movimento ou atividade que causou a dor.

2. Compre sapatos novos: bursite no calcanhar geralmente é causada por sapatos inadequados. A solução é simples: substitua os antigos sapatos por um par mais adequado.

3. Faça uma mudança: se você tem bursite no seu cotovelo ou joelho, mude a atividade que a causou - como se apoiar nos seus cotovelos enquanto lê ou ficar de joelhos - ou use proteção (como joelheiras).

4. Reduza a inflamação: tome uma aspirina de 500 miligramas se tiver dor para reduzir o inchaço associado à bursite. Ibuprofeno é uma outra opção (siga as instruções da bula). Mas evite-os se você tiver problemas renais ou se o seu médico disse para evitar aspirina porque pode irritar o estômago. Pergunte ao seu médico sobre o uso de aspirina e ibuprofeno se você estiver tomando medicamento para pressão alta.

5. Esqueça o acetilaminofenol: ao contrário da aspirina e do ibuprofeno, esse analgésico não é um anti-inflamatório, e não ajuda no combate à bursite.

6. Coloque gelo: o gelo diminui o inchaço ao reduzir o fluxo sanguíneo na área. Deixe uma bolsa de gelo na junta por aproximadamente 20 minutos, ou o dobro do tempo se a sua bursite for muito dolorosa. Proteja a sua pele colocando uma toalha ou tecido entre a bolsa de gelo e a pele.

7. Aqueça o local: após o inchaço inicial ter reduzido, o calor de uma compressa ou bolsa térmica não será apenas agradável, mas também eliminará o excesso de fluido na bursa pelo aumento da circulação.

8. Use uma escadinha: alcançar ou puxar e empurrar na altura do ombro ou acima pode piorar a bursite do ombro. Se você não puder alcançar algo facilmente, use uma escadinha, ou melhor ainda, peça a alguém para alcançá-lo para você.

9. Entre no balanço das coisas: continuar movimentando a junta é importante, então certos exercícios são uma parte necessária do tratamento da bursite. Embora a maior parte desses exercícios devam ser recomendados por um médico, existem alguns que você pode fazer sozinho. Um exercício efetivo para a bursite no ombro é o balanço do pêndulo. Para fazer esse exercício, curve-se na cintura e apoie o seu peso inclinando o seu braço bom sobre a mesa ou encosto da cadeira. Balance o seu braço inchado para frente e para trás e depois em círculos horários e anti-horários.

10. Faça movimentos suaves com as mãos: um outro exercício que você pode fazer para restaurar a capacidade dos movimentos do seu ombro é fazer a sua mão rastejar na parede, como uma aranha. Mas faça uma aranha preguiçosa. Qualquer outra coisa além de movimento lento e gradual pode prejudicar mais do que ajudar.

Se você seguir as dicas apresentadas acima, os sintomas da bursite logo serão resolvidos.

Não ignore dor no ombro

Não seja rápido em rotular a sua dor no ombro como bursite, especialmente se a dor não melhorar após alguns dias de descanso. Existem muitas doenças para as quais uma dor no ombro é um sintoma, mas nenhuma cuja dor e inchaço devam ser ignorados.

Um exame físico solicitado por um especialista, geralmente seguido de um raio-X, é o primeiro passo para um tratamento adequado. Procure um médico se a dor no ombro estiver interferindo em suas atividades diárias ou no sono.

Teste seus conhecimentos sobre:

Bursite